Há anos o Brasil segue em uma crescente no consumo de pescado. Dentre os inúmeros motivos, destacamos: excelente valor nutricional, salientando a inerente fonte de Ômega 3 para algumas espécies, baixo índice calórico, a enorme diversidade de espécies que oferecem diferentes experiências sensoriais em suas inúmeras formas de apresentação e o constante investimento que o setor recebe anualmente. Seja oriundo da aquicultura ou na pesca extrativa, o pescado vem ocupando mais espaço no cardápio dos brasileiros e ganhando um olhar especial dos consumidores, atentos a uma alimentação mais saudável e preços competitivos.
Não obstante ao comportamento do consumidor, e sempre focados no crescimento do setor, a equipe que coordena a Semana do Pescado, trabalha incansavelmente, para tornar a 18°edição do evento, histórica. O objetivo é divulgar e incentivar o consumo dessa proteína tão importante para a saúde. Nessa empreitada, os Estados se organizam em subgrupos com iniciativas locais de divulgação e ações promocionais, visando enfatizar características regionais de oferta.
O Estado de São Paulo é considerado o maior polo de consumo de pescado, apresentando números robustos em seus restaurantes, redes de supermercados, centros logísticos e expressivos números de importação. Fatores que o fazem dinamizar números crescentes durante a Semana do Pescado. Estimamos que o consumo no Estado de São Paulo, cresça ao menos, 30% ao ano, trazendo como desafio, implementação e homogeneização do valor per capita, que pode ser atingido com preços cada vez mais competitivos.
São Paulo está preparada para o constante crescimento do setor, contando com números expressivos, como o maior centro logístico da América Latina, situado no interior do Estado, além de abrigar a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a qual promove a segunda maior feira atacadista de pescado da América Latina, no chamado Pátio do Pescado. O local conta com 27 mil m² que abriga 841 atacadistas, e onde trabalham cerca de 800 pessoas entre permissionários, funcionários e carregadores autônomos. No local, são comercializadas em média, 200 toneladas/dia de peixes de 97 espécies – os de água salgada representam 60%, cativeiro 30% e importados 10%. Esses são apenas alguns exemplos dos inúmeros que São Paulo detém, nas diferentes classificações de estabelecimentos, habilitados pelas esferas de órgãos fiscalizadores, que garantem a segurança do pescado que chega à mesa do consumidor.
A Semana do Pescado, que acontecerá entre os dias 1 e 15 de setembro de 2021, espera impulsionar esses números, contando com a sinergia e o incentivo de toda a cadeia, ofertando descontos, maior oferta de produtos e muita qualidade. Distribuidores e restaurantes garantem que os paulistas poderão contar com uma enorme variedade de pescados, frescos e com preços muito atrativos. As redes de supermercados também estão preparando suas peixarias para uma oferta robusta e com preços extremamente atrativos, como garante o Gerente Comercial da Bom Porto, Sr. Pedro Pereira, que irá disponibilizar alguns produtos de sua linha de bacalhau, com descontos especiais para a Semana do Pescado. O presidente do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura – COMPESCA – FIESP/DEAGRO, Sr. Roberto Kikuo Imai, é também membro da coordenação da Semana do Pescado e acredita que, ao chegar aos 18 anos da campanha, ela vai ganhar mais corpo. “Este ano, vamos respeitar ainda mais a regionalidade, as diferenças em cada estado brasileiro. No Nordeste, por exemplo, é forte a venda do peixe nas feiras. Então a ideia é buscar o apoio deste pessoal, entendendo a regionalidade como foco para o aumento do consumo do produto de uma maneira geral”, destaca. Ele acredita, que o grande desafio é incentivar a participação do comércio local, conectando a produção regional com o comerciante local e encurtando a cadeia produtiva e que o evento refletirá o amadurecimento das empresas e entidades representativas de toda a cadeia produtiva que conseguiu se unir, buscando um objetivo comum, que é o aumento do consumo de pescados pelos brasileiros, assim como, melhorar a comunicação com entes fora do setor produtivo, incluindo o varejo, os serviços de alimentação e o consumidor final.
Dentre as frentes de trabalho enfatizamos que algumas visam mostrar que durante o período de 1º a 15 de setembro deverá haver um pico no consumo do produto, a exemplo da Semana Santa e do Natal e que, por isso, o comércio precisa estar preparado para o aumento. Com esse objetivo, a Coordenação da campanha está facilitando a aproximação do setor produtivo com o varejo e com o setor de bares e restaurantes, incentivando ações promocionais, como um cardápio especial para este período. Há ainda um intenso trabalho de comunicação com o consumidor final, para que ele vá aos mercados, restaurantes e feiras livres, sabendo que encontrará produtos/pratos promocionais.
Não deixe de conferir todas as ações para o período e garantir o seu pescado!
Coma mais pescado, inclua este alimento cheio de saúde e sabor no seu dia a dia!
Referências:
Portal Ceagesp
Portal Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de SP – Comunicação SAA
Portal Seafood