Cuidados para manter as Doenças Transmitidas por Alimentos longe de casa

Quando falamos em alimentação saudável, o que vem à mente é o consumo de alimentos com proporções corretas de nutrientes e com as calorias necessárias para o gasto energético de cada indivíduo. Nesse contexto, as frutas e os vegetais são essenciais e não podem faltar no cardápio. Muitos consumidores sabem definir o que deve e o que não deve ser consumido para evitar doenças e manter a saúde, mas o que deve ser observado é que a “alimentação saudável” vai além da escolha de alimentos nutritivos, pois requer também que sejam seguros. De acordo com Mostafidia et al., (2020) frutas e hortaliças frescas podem estar contaminadas com bactérias e vírus capazes de causar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), então, não podemos esquecer da higienização correta. Neste artigo serão apresentados alguns cuidados higienicossanitários necessários para praticar em casa e garantir o consumo seguro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que as DTA são responsáveis por hospitalizar milhões de pessoas todos os anos. Só em 2010, 600 milhões ficaram doentes. Segundo o Ministério da Saúde, as DTA são causadas por contaminações durante o manuseio dos produtos e ocorrem em qualquer etapa da cadeia de produção, entrega e consumo de alimentos. Ainda, segundo o site governamental, entre os surtos com o local de ocorrência preenchido 2.495/2.506 (99,5%), a residência continuou sendo o local com maior frequência de contaminações com 37,3%, seguido por restaurantes e padarias.

As Boas Práticas para a manipulação adequada compreendem um conjunto de procedimentos para o correto manuseio e preparo de alimentos em todas as etapas da cadeia, assegurando a integridade e a qualidade do produto final (LOPES et al., 2020). O processo de lavagem associado ao uso de soluções sanitizantes é considerada a única etapa da execução que pode alcançar a redução no número de microrganismos, contribuindo assim, para a segurança de frutas e hortaliças. (JOSÉ,2017).

Você sabe quais passos devem ser seguidos desde a aquisição até o consumo dos alimentos?

A higienização correta é uma das melhores formas de garantir a segurança de alimentos e evitar as doenças transmitidas por alimentos.

Autores: Ana da Silva Torres Viana, nutricionista; Prof. Drª Geovana Rocha

Plácido*, engenheira de alimentos; Prof. Dr Marco Antônio Pereira da Silva*, zootecnista.

*Docentes do Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos do IF Goiano, campus Rio Verde.

 

Referências:

Sair da versão mobile