Aplicativo evita desperdício de mais de mil toneladas de alimentos que seriam descartados

Há cada vez mais discussões sobre o uso da inteligência artificial (IA) para tarefas do dia a dia, mas poucas pessoas sabem que a solução tecnológica pode ser utilizada até mesmo para combater o descarte de alimentos e a insegurança alimentar. Esse cenário já é uma realidade no aplicativo SuperOpa, que atua diretamente com a indústria para evitar o desperdício de alimentos e disponibiliza produtos com até 70% de desconto para democratizar o acesso à alimentação. 

Em 2022, a startup cresceu cerca de 146%, o que representa mais de mil toneladas de alimentos e produtos salvos e mais de R$ 20 milhões gerados em economia. O SuperOpa atendeu 10 mil consumidores das classes C e D, que economizaram mais de R$ 3 milhões em compras. Ao evitar o descarte de alimentos, o aplicativo também colabora com o meio ambiente e, em 2022, impediu a emissão de mais de 2,1 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

O aplicativo nasceu com o objetivo de combater um problema na cadeia de suprimentos: o desperdício anual de 27 milhões de toneladas de alimentos, enquanto 120 milhões de pessoas enfrentam a insegurança alimentar no Brasil, segundo dados do movimento Pacto Contra a Fome.

Antes de utilizar a tecnologia, a equipe do SuperOpa fez um mapeamento para verificar as variáveis que mais impactam os preços dos produtos. Entre elas estavam a sazonalidade, o equilíbrio entre oferta e demanda e os valores praticados por outras redes de supermercados. A IA coleta preços de vários estabelecimentos na internet, alimenta um banco de dados e descobre o menor preço de um produto, assim como seu valor médio e máximo, analisando o comportamento do preço nos últimos meses e o histórico de vendas do produto para averiguar a precificação ideal. Com a precificação adequada, os consumidores conseguem adquirir as mercadorias por valores mais baixos, evitando o desperdício.

“Precisávamos explicar para a indústria que ela teria que oferecer descontos maiores se quisesse vender para um público com menor renda, mas qual é o desconto ideal para este consumidor? Aí entra a Inteligência Artificial, que foi criada alinhada ao nosso propósito de acabar com desperdício e com a insegurança alimentar. Ela consegue acessar a internet, alimentar nosso banco de dados e cruzar diversas informações que uma pessoa levaria muito mais tempo para fazer”, explica Luís Borba, CEO do SuperOpa.

Análise abrange desde preços de alimentos até nomenclaturas de produtos

Para tornar esse processo mais preciso, a IA aprende a fazer uma comparação entre os nomes dos produtos e compreende a variação de nomenclaturas adotadas para o mesmo item. Dessa maneira, ocorre a identificação correta de cada alimento analisado. O SuperOpa também criou um index com informações sobre o comportamento do preço das mercadorias para auxiliar a ferramenta a calcular os valores adequados para comercialização.

Como funciona? 

O SuperOpa está disponível para download em celulares com sistema operacional Android e IOS e possui todos os produtos encontrados em supermercados. As categorias mais vendidas são laticínios, snacks, mercearia, higiene, alcoólicos e bebidas. De maneira similar às redes convencionais, o SuperOpa também oferece a super terça, um dia em que alguns produtos têm maiores descontos.

Uma tendência que o SuperOpa espera que se torne rotina para seus consumidores é a de adaptação aos produtos disponíveis no dia, o que também contribui para um menor desperdício. Nem toda semana os itens comprados poderão ser os mesmos porque a venda depende da disponibilidade dos fornecedores. A ideia é que o consumidor realize a compra e tenha uma alimentação de acordo com os produtos disponíveis no dia, ajudando a salvar alimentos que muitas vezes podem ser perecíveis e, caso não sejam vendidos, irão estragar.

Atualmente, a plataforma possui quase 100 mil usuários cadastrados, que possuem uma renda mensal bruta bastante variada. Até 72% dos alimentos desperdiçados no Brasil podem ser reaproveitados com a ferramenta. O negócio possui um centro de distribuição (Green Store), localizado em Campinas (SP). De lá saem os produtos que os consumidores recebem em suas residências ou em um ponto de pick-up próximo. Há também contêineres que facilitam a entrega dos pedidos para consumidores que moram em periferias e em comunidades de difícil acesso, gerando ainda mais economia para os usuários.

Sair da versão mobile