Um levantamento anual realizado pela Tetra Pak, empresa de soluções para processamento e envase de alimentos, buscou compreender a mudança de hábitos alimentares dos brasileiros que repensaram a maneira de viver e preservaram seu poder de compra durante a pandemia causada pela Covid-19.
Na 14a edição, o levantamento entrevistou consumidores que aumentaram o consumo de alimentos que podem contribuir para a saúde e o bem-estar. De acordo com os entrevistados, alguns produtos têm assumido um papel relevante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
Considerados saudáveis, fáceis de achar e capazes de oferecer diversos nutrientes, os produtos funcionais estão cada vez mais presentes nos lares. De acordo com o resultado publicado no site da Tetra Pak, depois da Covid-19, 58% dos brasileiros passaram a consumir mais esse tipo de produto e 39% dizem que desejam aumentar o consumo no futuro, enquanto 57% irão manter o volume de compra atual.
Ao escolher os produtos funcionais nas gôndolas – ou no site – os entrevistados preferem sucos (50%), produtos lácteos fermentados (37%) e bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio (31%). No Brasil, o consumo ocorre preferencialmente em casa (85%) e em espaços como academias, escolas e escritórios. A grande maioria dos entrevistados, 88%, compra esses artigos para consumo próprio.
O produto funcional ideal segundo especialistas do Tetra Pak:
1- Rico em vitaminas (C, D, B, A) e outros ingredientes como frutas cítricas, mel, zinco e fibras;
2- Livre de ingredientes artificiais, como corantes e conservantes, e sem adição de sal, açúcar e outros adoçantes;
3- Um produto que faz o consumidor se sentir energizado e mentalmente ativo;
4- Claro em relação às informações no rótulo da embalagem, deixando visíveis seus verdadeiros benefícios;
4- Ecologicamente correto, ou seja, disponível em embalagens sustentáveis e recicláveis.