Congresso de segurança de alimentos reúne 350 profissionais no Rio de Janeiro

Profissionais da Segurança de Alimentos de 23 estados do Brasil, do Chile e da Colômbia, mobilizaram a cidade do Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de agosto, para a realização da primeira edição do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa). O evento foi organizado pelo Portal e-food e Agron Food Academy, e teve como presidente o professor Adriano Gomes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Cerca de 350 congressistas se reuniram para debater sobre temas importantes e atuais da área, como assuntos regulatórios, alimentos orgânicos, biofilmes microbianos, controle de alergênicos, embalagens, nova rotulagem nutricional, cultura de segurança de alimentos e muito mais.

Foram 13 palestras, com profissionais e pesquisadores renomados e experientes na área, e 16 horas de muito conhecimento e troca entre os setores. Também foram realizadas mesas redondas para que os participantes pudessem interagir com os palestrantes.

Considerado pela área como um evento pioneiro e inovador, os congressistas ressaltaram a importância de eventos como esse para o crescimento profissional.

 

Maurício Kamei, engenheiro de alimentos e presidente da GTA – Global Trusted Auditors, disse que se impressionou com a organização do evento e as escolhas dos temas das palestras. “O evento foi muito bem organizado. Por mais experiência que a gente tenha, é sempre bom aprendermos algo novo ou vermos uma visão diferente. Me surpreendeu muito também o número de congressistas presentes”, disse Kamei, que possui mais de 20 anos de experiência na área de food safety.

O presidente da GTA também pontuou a escolha assertiva do local sede. “O evento aconteceu no Rio de Janeiro e isso foi bacana porque além de ser linda a cidade, ela tem estrutura para receber esse tipo de evento”, finalizou.

Beatriz Paloni é nutricionista e trabalha em um restaurante no estado de São Paulo. Segundo a congressista, o Clasa foi fundamental para que ela pudesse fazer contatos com a indústria. “Está agregando muito para que eu possa levar isso para a minha área, que é mais comercial”. A também nutricionista Raniely Benevides, que tem uma consultoria de alimentos em São Paulo, disse ter ficado sensibilizada com a programação. “Me sensibilizou muito o carinho da organização, a programação foi muito bem pensada. Estou muito animada para essas trocas positivas”, disse a nutricionista.

Incentivo à ciência

Estudantes também ganharam espaço no grande evento, com 100 trabalhos expostos em um totem no salão de térreo do evento. Cada trabalho tinha um QR-Code que direcionava para a apresentação em vídeo dos autores. Orgulhosos, o espaço das submissões foi ocupado nos intervalos das palestras por dezenas de alunos que terão seus nomes e trabalhos expostos em um e-book do Clasa.

Sucesso do início ao fim

Ao fim do evento, na cerimônia de encerramento, os organizadores Jackson Medeiros, da Agron Food Academy, e Luciana Salles e Natália Lima, cofundadoras do Portal e-food, repercutiram o sucesso do evento. 

Natália Lima agradeceu a confiança depositada pelos congressistas nesta primeira edição. “O evento aconteceu da melhor forma possível. O meu agradecimento vai em especial a cada um dos congressistas que apostaram e confiaram no trabalho do Clasa. Teve muito aprendizado! Se não fossem vocês acreditando e fazendo as inscrições, isso não seria possível”, disse.

Luciana Salles definiu o evento em uma palavra: “cuidado”. “A palavra que resume tudo isso conecta muito com a nossa profissão e com o que a gente faz no dia a dia, que é o cuidado. Todos aqui cuidamos de vidas! Cuidamos de processos, mas cuidamos principalmente de vidas. E a gente tentou reproduzir esse cuidado que cada um de vocês têm no dia a dia. Espero que tenha sido proveitoso para cada um no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como foi para todos nós”.

Jackson agradeceu o empenho de todos os envolvidos e a palavra que resumiu o evento para ele foi “conexão”. “Uma das dificuldades que o pessoal da academia sofre é que depois que termina a graduação a gente se depara com um mundo totalmente novo, então um congresso como esse ter essa interação de profissionais e estudantes é demais. Eu faço parte da academia e aprendo muito com vocês da indústria. Muito obrigado”, finalizou.

O evento encerrou com um grande anúncio: a segunda edição do Clasa está confirmada. Em breve os organizadores vão informar a data e o local. 

Empresas renomadas marcaram presença

Grandes empresas do setor também se uniram ao congresso e levaram para os seus estandes soluções inovadoras para o setor. A Orkin, empresa referência no controle de pragas e Patrocinadora Diamante do evento, disponibilizou para todos os congressistas uma cartilha sobre a importância do FSSC 2200 no setor de alimentos. O material despertou a curiosidade dos profissionais presentes. 

A instituição International Featured Standards (IFS) também se colocou à disposição dos congressistas, com um estante no local do evento.

Outras renomadas empresas também foram representadas com estandes no evento:

O Clasa também contou com o patrocínio da Global IFS Brasil e do apoio institucional da Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos (ABRAPA) e da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (ABEA). 

O e-book, que será publicado após o evento, foi patrocinado pela Orkin, Neogen, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e DNV.

Sair da versão mobile