FAO estabelece prioridades estratégicas de segurança de alimentos para os próximos nove anos

29 November 2021, Rome, Italy - FAO members' flags are hoisted outside the Food and Agriculture Organisation of the United Nations Headquarters on the occasion of the FAO Council 168th Session opening, FAO Headquarters.

Tendo em conta o contexto global, as tendências emergentes e as tendências com implicações para a segurança dos alimentos, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) desenvolveu um conjunto de prioridades estratégicas com a visão de fornecer “Alimentos seguros para todas as pessoas em todos os momentos”

A missão é apoiar os membros para melhorar a segurança de alimentos em todos os níveis, fornecendo aconselhamento científico e fortalecendo suas capacidades na área de food safety para uma alimentação eficiente, inclusiva e resiliente, e sistemas agroalimentares sustentáveis.  

As prioridades estratégicas da FAO para segurança de alimentos foram desenvolvidas por meio de um processo consultivo com membros do próprio órgão, organizações parceiras internacionais (IAEA, WOAH, OMC/STDF, UNIDO, OMS) e várias outras divisões governamentais.

As Prioridades Estratégicas da FAO para a Segurança de Alimentos foram desenvolvidas a pedido da 27ª Sessão do Comitê de Agricultura da FAO (COAG) e aprovadas pela 171ª sessão do Conselho da FAO para apoiar a implementação do Quadro Estratégico da FAO 2022-2031 e da Agenda 2030.

Segundo os pesquisadores envolvidos na seleção das prioridades da FAO, a segurança de alimentos é uma pré-condição essencial da nutrição e dietas saudáveis, e um requisito para acesso ao mercado e comércio de alimentos. “A segurança dos alimentos tem um papel fundamental na transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​para uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás”, diz um trecho do documento.

As prioridades estratégicas da FAO estão estruturadas em quatro resultados estratégicos interconectados com foco em governança, assessoria científica, fortalecimento dos sistemas nacionais de controle de alimentos e promoção de parcerias público-privadas em toda a cadeia alimentar.

Leia também:

FAO e OMS estudam a terminologia correta para alimentos à base de células

Estudo propõe estratégias para o combate às perdas e ao desperdício de alimentos

Juntos, esses quatro resultados incentivam uma integração mais coerente da segurança de alimentos no desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis ​​e inclusivos, políticas de segurança alimentar e nutrição, bem como estratégias de desenvolvimento agrícola. As ações descritas nas prioridades estratégicas da FAO para a segurança alimentar contribuirá diretamente para o:

ODS 1 (Erradicação da pobreza)
ODS 2 (Fome zero)
ODS 3 (Boa saúde e bem-estar)

Apoiará os ODS 6 (Disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos), 8 (Emprego e trabalho decente para todos), 12 (Consumo e produção sustentáveis), 13 (Ação climática) e 17 (Parceria global para o desenvolvimento sustentável).

“Nossa aspiração é que este documento ajude a estimular investimentos e garantir recursos humanos e financeiros adequados para que a FAO implemente com sucesso seu programa de segurança de alimentos”, disse Corinna Hawkes, Diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar da FAO.

As prioridades estratégicas da FAO para a segurança alimentar também fornecerão uma estrutura orientadora para esforços de colaboração dentro das divisões técnicas da FAO, com membros e parceiros da FAO.

Baixe o documento em inglês: https://www.fao.org/documents/card/en/c/cc4040en

Sair da versão mobile