Assim como a água e o ar, o alimento fundamenta para o nosso crescimento como indivíduo e sociedade. A alimentação segura é símbolo da vida, enquanto uma alimentação insegura é o caminho para a incapacidade, doenças e até mesmo a morte. Dados referentes a mortes prematuras ocorridas em decorrência de alimentos inseguros foram abordados e a importância da garantia de alimentos seguros para todos, indiferente de sua condição social, foi destacada.
A pandemia distanciou ainda mais a equidade dos mercados deixando muitas pessoas sem o acesso aos alimentos seguros para sua nutrição básica. Isso nos mostrou que precisamos ter uma cadeia de abastecimento de alimentos mais resiliente e sustentável para garantir saúde das pessoas e evitar uma crise de saúde publica. Para 2021 a OMS está trabalhando para destacar a importância dentre os sistemas de saúde e segurança dos alimentos.
Durante a pandemia as negociações de alimentos locais e globais também foram impactadas e tiveram um papel essencial no abastecimento mundial, e por esta razão a OMS publicou guias para produtores, compradores e consumidores, com informações alertando sobre riscos e cuidados a fim de manter a confiança dos consumidores.
Alimentação segura é o negócio de todos! Somente a cooperação entre entidades Públicas e Privadas pode trazer uma solução para este objetivo comum. A pandemia tem sido um desafio para a saúde pública e o sistema alimentar no mundo.
Para 2023, uma das prioridades da OMS em conjunto com parceiros como a FAO é o projeto ONE HEALTH, que demostra que para um desenvolvimento sustentável, precisamos nos preocupar com a saúde das pessoas, dos animais e do planeta.
Dr Kazuaki Miyagishima (AEON Co. LTD.)
Dr Naoko Yamamoto (World Health Organization)