A área da indústria de alimentos está em constante crescimento e, com isso, profissionais de outros setores conseguem contribuir e enriquecer ainda mais esta comunidade. Esse é o caso dos profissionais de farmácia, que nesta quarta-feira (20) comemoram o Dia do Farmacêutico.
Para aproveitar a celebração da data, o Portal e-food conversou com a farmacêutica e especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, Milana Dias, de 31 anos, para entender como o farmacêutico pode agregar para a comunidade de food safety. Com oito anos de profissão, Milana contou da sua experiência e incentivou outros profissionais a conhecerem o trabalho. Para você que é estudante de farmácia, a especialista também apresentou dicas para quem ainda está na universidade.
“O meu trabalho na indústria de laticínios começou no estágio de conclusão do curso de Farmácia, atuando em laboratório de análises microbiológicas. E, desde então, tive a oportunidade de passar por vários setores da qualidade na indústria de lácteos”, conta Milana que conquistou algumas oportunidades na área por ter se aventurado no começo da carreira em ambientes pouco conhecidos por ela.
A farmacêutica já teve a oportunidade de trabalhar prestando consultoria na área de gestão da qualidade, rotulagem, elaboração de programas de autocontrole e outros programas da qualidade. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), para além dessas funções citadas acima, a atuação do farmacêutico na indústria de alimentos também abrange participação em pesquisas, atuação nos assuntos regulatórios e até mesmo na área do marketing.
Espaço no mercado de trabalho
Segundo a especialista, a produção de alimentos ocupa um lugar relevante na economia brasileira e, por isso, há oportunidades de atuação dos farmacêuticos em diversos setores da indústria. “É importante ressaltar que o CFF possui um regulamento que respalda a atuação do farmacêutico na Indústria de Alimentos e, na minha opinião, é um dos regulamentos mais completos quando se fala em atuação de profissionais dentro da Indústria de Alimentos”, opina Milana que também tem especialização na segurança do trabalho.
No entanto, de acordo com ela, este profissional ainda encontra grandes desafios no seu caminho, principalmente pelo desconhecimento das atividades que o farmacêutico pode desempenhar dentro da indústria de alimentos, como por exemplo o receio de atuar com profissionais de outras áreas. “Sendo que por parte da indústria também temos o desconhecimento do quão valioso pode ser ter um farmacêutico em sua empresa”, completa Milana.
Dica para os estudantes de Farmácia
A farmacêutica, que já adquiriu bastante experiência em sua jornada, deu uma dica para os futuros colegas de profissão. “Busquem estágios na área de alimentos, estudem e se capacitem ao máximo. Existem vários cursos na área, que inclusive podem possibilitar o networking com profissionais que já estão atuando. Aproveitem ao máximo essas oportunidades”, pontuou a especialista.
Live em comemoração ao Dia do Farmacêutico
A farmacêutica Milana Dias também é idealizadora do projeto Vida de Laticínios, que tem a missão de ajudar profissionais de laticínios a terem autonomia na gestão da qualidade. Através do perfil @vidadelaticinios, a especialista vai fazer uma live, nesta quarta-feira (20), às 20h.
“Teremos muito conhecimento e informação. A live tem um caráter comemorativo, mas muito além disso, eu gostaria de despertar o interesse dos profissionais farmacêuticos com relação à atuação na indústria de alimentos, buscando a valorização dos profissionais da área”, explicou ela.
Link para a live: https://www.instagram.com/vidadelaticinios/
Entrevista com a especialista Milana Dias