Em outubro de 2020, a A Food and Drug Administration (FDA) – Agência Federal dos Estados Unidos que equivale à Anvisa no Brasil – lançou um programa piloto voluntário destinado a avaliar a concordância dos padrões de segurança dos alimentos de terceiros com as regulamentações da Lei de Modernização da Segurança de Alimentos (FSMA). Esse programa foi projetado para eliminar redundâncias e agilizar auditorias, reconhecendo padrões privados que atendessem aos requisitos dos Controles Preventivos para Alimentos Humanos e da Regra de Segurança de Produtos (PSR) da FDA.
A GLOBALG.A.P. FoodPLUS GmbH realizou uma análise comparativa entre o PSR e o GLOBALG.A.P. IFA v5.4-1-GFS, juntamente com o complemento FSMA PSR v1.2. Essa avaliação foi revisada e as discrepâncias identificadas foram corrigidas, resultando em revisões que foram então publicadas como o complemento FSMA PSR v1.3, tornando-se efetivo em dezembro de 2022.
Em um marco significativo em 17 de julho de 2023, a FDA oficialmente reconheceu o IFA v5.4-1-GFS da GLOBALG.A.P. juntamente com o add-on FSMA PSR v1.3 como estando em conformidade com os requisitos técnicos do PSR. Esse reconhecimento atesta o alinhamento e a aderência desses padrões, proporcionando confiança e validação àqueles que buscam conformidade com as regulamentações da FSMA.
A recente aprovação pela FDA representa um passo importante, já que um reconhecimento desse calibre oferece confiança e validação abrangentes para os padrões da FSMA. Eles agora são oficialmente reconhecidos como equivalentes em termos de segurança dos alimentos, refletindo a busca por segurança e conformidade.
Uma das nuances mais significativas é o impacto naqueles que já adotaram a FSMA antes de seu reconhecimento oficial. Até então, aqueles que possuíam o complemento, mas não estavam sob a certificação do FSMA, eram excluídos de muitos benefícios. Com a aprovação do FDA, quem possui o add-on da GLOBALG.A.P. agora pode colher os frutos dessa preparação antecipada, acessando o mercado dos EUA de maneira mais eficaz.
“Essa aprovação é de grande importância para a indústria, com um impacto especial sobre aqueles que já haviam adotado esse add-on. Agora esse grupo pode experimentar os benefícios dessa preparação antecipada, obtendo um acesso mais eficaz ao mercado norte-americano”, afirma Helen Prosdocini, Diretora Técnica de Sustentabilidade e Agricultura na QIMA/WQS.
Aprovação facilita a entrada de frutas e vegetais nos EUA
Os EUA são líderes em importação global de frutas e vegetais frescos provenientes de mais de 125 países. Compradores, importadores e instalações de recebimento no país usam auditorias terceirizadas para avaliar qualidade e segurança, influenciando acordos de compra.
A realidade é que aprovações como essa não só facilitam a entrada nesse mercado, mas também mostram o compromisso das partes interessadas em garantir alimentos seguros e de alta qualidade. À medida que a indústria se esforça para enfrentar os desafios e as oportunidades globais, a FSMA fornece uma base sólida para alcançar os objetivos de segurança dos alimentos e comércio internacional.
Para garantir conformidade com a FSMA e acesso ao mercado dos EUA, a expertise da QIMA/WQS pode ajudá-lo através dos serviços especializados para a indústria alimentícia global, como o GLOBALG.A.P. e outras certificações.
O que é a Lei de Modernização da Segurança de Alimentos
Introduzida em 2011, a Lei de Modernização da Segurança de Alimentos (FSMA) foi concebida como uma resposta vital para assegurar que alimentos produzidos, processados ou embalados nos Estados Unidos, assim como aqueles importados para o país, estivessem em conformidade com os padrões mais rigorosos. Seu principal objetivo era proteger a saúde pública ao mesmo tempo que facilitava o comércio global de alimentos seguros.
Saiba mais sobre as certificações GLOBALG.A.P. através do guia disponível abaixo:
ACESSE O GUIA