ABRAPA, braço direito da IAFP no Brasil, completa 20 anos

Há 20 anos, a Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (ABRAPA) é considerada o braço direito da International Association for Food Protection (IAFP) na América Latina. Para os profissionais atuantes, em especial, no Brasil, ter uma associação alinhada com uma das mais importantes entidades envolvidas com a segurança dos alimentos é como ter um canal direto com tudo o que há de mais novo e importante no setor.

A ABRAPA se tornou afiliada da IAFP em março de 2002 e deu os primeiros passos ao lado das renomadas professoras Maria Teresa Destro e Mariza Landgraf, que alçaram voos altos logo nos primeiros meses de existência da Associação. Ao Portal e-food, a Delegada da Associação junto à IAFP, Mariza Landgraf, que recentemente foi nomeada em dois grandes rankings que reconhecem a contribuição e produtividade para a Ciência BRICS e Latin America Top 10.000 Scientists AD Scientific Index 2021 relembrou o desafio proposto pela diretoria da IAFP.  

“A ABRAPA foi reconhecida como afiliada da IAFP durante o congresso anual em 2002, em San Diego, na Califórnia, e desde então vem promovendo eventos, cursos e treinamentos nas mais diversas áreas relacionadas à proteção dos alimentos. Infelizmente, em nosso país, não existe a cultura de comprometimento com sociedades científicas. O que quero dizer com isso: as pessoas gostam de ir a eventos, cursos, etc., mas não gostam de participar da organização e financiamento desses eventos”, explica.

Referência na América Latina

Formado por profissionais engajados no assunto, a ABRAPA vem mantendo o compromisso de levar o mais refinado conhecimento ao setor. Há anos, os eventos, cursos e treinamentos da Associação se tornaram referências para entidades e instituições, pois são ministrados por profissionais de reconhecimento internacional e abordam temas que impactam na inocuidade dos alimentos. “A possibilidade de receber esses profissionais em nossos eventos, tanto nacionais como internacionais, faz com que nossos associados tenham conhecimento do que há de mais atual no tema”, completa Mariza, também pesquisadora principal do Food Research Center (FoRC), um dos Centros de Inovação, Pesquisa e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Durante esta longa caminhada científica, a ABRAPA construiu um grande espaço para networking, possibilitando que os temas para eventos fossem derivados, em sua maior parte, por contatos internacionais. No entanto, nos últimos dois anos, impactados pela pandemia, a Associação optou por abordar tópicos derivados das necessidades das indústrias. Além disso, todo o ano a ABRAPA promove um encontro técnico-científico que conta com a participação de um membro da IAFP, além de profissionais brasileiros de reconhecida competência na área de proteção dos alimentos.

A delegada da ABRAPA também ressalta a importância de valorizar e manter no Brasil uma associação científica que se preocupa, particularmente, com a segurança de alimentos sob todos os aspectos. “Se fizermos uma retrospectiva dos temas abordados em nossos simpósios, ao longo destes 20 anos, veremos que não foram relacionados somente à microbiologia, mas também à química, aos métodos analíticos, à avaliação de risco químico e microbiológico, etc. E sempre com profissionais considerados entre os mais importantes nas áreas, tanto nacionais como internacionais, para discorrer sobre esses assuntos”.

O que esperar da ABRAPA em 2022?

Há poucos dias de completar duas décadas de existência, a Associação pretende ampliar a divulgação das atividades que ressaltam a importância da segurança de alimentos à sociedade. “Estamos definindo estratégias alternativas e buscando parcerias para aumentar essa difusão de informações para diferentes segmentos envolvidos com a qualidade e inocuidade dos alimentos, visando também aumentar o número de associados. Dessa forma, a ABRAPA poderá cumprir com mais propriedade seus objetivos de divulgar informações relacionadas à proteção dos alimentos. Considerando os 20 anos da ABRAPA, estamos organizando um evento com nossos novos parceiros, para divulgar a associação, sua importância na sociedade e celebrar esse importante marco”, adianta a professora.

 

Para entender melhor a proposta e conhecer de perto o trabalho que a ABRAPA executa na área do food safety, acesse o link do site deles.

Informações gerais

Presidente: Ivone Delazari – Diretoria de Qualidade e Segurança de Alimentos da JBS

Presidente Anterior: Mariza Landgraf – FBA / FCF / USP

Vice-Presidente: Renata do Nascimento – Pesquisadora – JBS Foods

Secretário: Luis Augusto Nero – Depto Medicina Veterinária / UFViçosa

Tesoureiro: Bernadette D.G.M. Franco: FBA / FCF / USP

Sair da versão mobile