Para ampliar a oportunidade de entregar o programa globalmente e garantir que ele permaneça acessível, a BRCGS atualizou os requisitos de auditor para o Programa START!. O anúncio foi feito em setembro deste ano, no site oficial da BRCGS. Os requisitos de qualificações, experiência de trabalho e educação foram diversificados para maximizar o potencial de novos auditores ao serem introduzidos no programa.
Esta nova mudança vai garantir que o Programa START! continue acessível a pequenas empresas globalmente, aumentando os recursos de auditores em todo o mundo. Também vai fornecer um novo caminho para o desenvolvimento de auditores na indústria.
Os auditores que atualmente realizam auditorias de 2ª parte e desejam desenvolver sua carreira em auditoria agora podem avançar para auditorias de 3ª parte por meio do Programa START!. É importante destacar que os requisitos de auditor para o Programa BRCGS START! são diferentes daqueles exigidos para ser um auditor BRCGS. Para mais informações, a BRCGS orienta que o interessado entre em contato com seu órgão de certificação.
BRCGS START! – para quem é?
O programa BRCGS START! é uma solução para pequenas e médias empresas que buscam aprimorar seus padrões de segurança de alimentos. Embora não seja uma certificação acreditada, ele oferece um caminho claro para atender aos requisitos básicos de gestão de segurança de alimentos.
O programa pode ser usado para atender aos requisitos de gestão de fornecedores de protocolos GFSI. Se a implementação da norma Food completa não é viável, o START! se apresenta como uma alternativa eficaz.
Durante o VI Fórum de Segurança de Alimentos BRCGS, a Deise Tanaka, Suplly Chain Food Safety Business Lead na NSF, destacou alguns números do programa. Entre setembro de 2023 e abril de 2024, o programa BRCGS START! chegou em 24 países, com 11,3 horas (média de duração de auditoria) e 38% de auditorias iniciais. Foram 97% sites certificados, com 4,4 horas (média em inspeção de fábrica).
Leia também:
Case de sucesso
A Douglas Willis é uma empresa familiar no Reino Unido, com uma fazenda, três lojas, um negócio de atacado e um serviço de buffet externo. Nascida em 1940, a companhia é reconhecida por selecionar manualmente os animais para garantir os altos padrões de qualidade e seguir diretrizes rigorosas. Hoje, a empresa emprega 50 pessoas em sua planta de processamento de carne e outros 27 funcionários em três unidades de varejo. Para controlar a produção, Douglas Willis comprou sua própria fazenda e assumiu o manejo de animais desde o pasto até a mesa.
Uma grande empresa de refeições prontas informou à Douglas Willis que, para continuar sendo fornecedora, precisaria da certificação BRCGS. Assim, buscaram a certificação rapidamente e decidiram que o BRCGS START! era adequado para eles, já que eram certificados pelo padrão SALSA. A transição foi feita sem intercorrências, pois eles tinham um manual de segurança de alimentos e programas de cultura de segurança.
A certificação BRCGS START! permitiu à empresa continuar negociando com a fornecedora de refeições prontas e abrir portas para negociações com grandes redes de supermercados. Além disso, ajudou a fortalecer os processos de rastreabilidade de embalagens. A empresa também expandiu seus mercados graças à confiança trazida pela certificação.
Eles comunicam os benefícios da certificação exibindo o certificado no hall de entrada e enviando cópias aos clientes.