Case de sucesso: qualificação com certificação para comprovar organicidade do açúcar 

Um levantamento realizado pelo The Research Institutes of Organic Agriculture (FiBL)  e pelo Ifoam Organics International apontam que, de 2012 a 2022, as áreas destinadas ao cultivo orgânico aumentaram em mais de 53 milhões de hectares em nível mundial. Com cerca de 1 milhão de hectares destinados à agricultura orgânica, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial em termos de área. É também o maior mercado de orgânicos da América Latina.

Para acompanhar a demanda, empresas brasileiras têm se interessado em obter a certificação para produção de insumos aprovados para produção orgânica. Esse foi o caso do Grupo DND, que se deparou com uma grande oportunidade e desafio quando se viu diante da crescente demanda por produtos orgânicos na indústria sucroenergética. Inicialmente, a empresa contava com uma certificação de insumos para a produção de etanol, porém, essa certificação não englobava a categoria de alimentos.

Estudo de caso

O Grupo DND tinha a necessidade de obter uma qualificação de nível nacional e internacional que comprovasse a organicidade do açúcar que produziam. A princípio, o Grupo DND possuía um único certificado orgânico que contemplava a fabricação de etanol, mas não a categoria alimentícia. Quando as usinas, as quais prestavam serviço, necessitaram de apoio, qualificação e produtos nacionais, até então não existentes, que validassem a organicidade do açúcar produzido, o Grupo DND se propôs a enfrentar o desafio de entrar no mercado dos orgânicos e adquirir os devidos conhecimentos que o setor demandava.

Além disso, segundo o CEO da empresa, Daniel Ferreira, o processo de certificação, os trâmites da cadeia produtiva, as matérias-primas permitidas e as maneiras de trabalhar com os clientes, não haviam sido esclarecidos anteriormente, mesmo a empresa já possuindo um certificado orgânico por outra certificadora. Portanto, esta era uma falha que o DND almejava sanar.

Leia também

O processo

Após pesquisas na Internet à procura de empresas qualificadas que oferecessem certificados orgânicos de garantia, somado a indicações de clientes e bons feedbacks, o Grupo DND encontrou a QIMA IBD. “Nossos maiores clientes possuem certificações QIMA IBD, o que facilita o processo comunicativo e de vendas”, afirma Mariana de Souza Bento, Analista da Qualidade no Grupo DND.

Considerando o prestígio global da certificadora e o suporte abrangente oferecido aos parceiros, o Grupo DND optou por estabelecer uma parceria com a QIMA IBD. Ao fazer isso, o DND recebeu uma explanação detalhada sobre o processo de certificação, esclarecendo as principais dúvidas do setor e delineando estratégias para abordar os clientes. Além disso, submeteram-se à proposta que melhor se alinhava à solução do desafio primordial da empresa: demonstrar a excelência dos insumos para uso na produção orgânica produzidos por ela.

“Depois que o Grupo DND optou pela QIMA IBD, uma empresa que desde a auditoria até a documentação se mostrou bastante organizada, tivemos muitos benefícios. Dentre eles, o conhecimento dos procedimentos orgânicos e plataformas, onde e como buscar informações, quem contactar e como proceder, além de aperfeiçoamento interno que nos permitiu uma melhor fabricação, desenvolvimento e até estocagem dos nossos insumos”, observa a  Analista da Qualidade.

Avaliação e implementação

Após todo o procedimento avaliativo, presencial e detalhado da empresa, além de uma observação direta das demandas, feitos por auditores capacitados, o Grupo DND conquistou o seu certificado de Insumos Aprovados. Tal certificação oferece um adicional para confirmação de segurança e confiança, que garante aos clientes e parceiros que seus produtos/serviços foram inspecionados ao longo de todo o processo de produção.

Com quatro anos de parceria, o Grupo DND utiliza o selo Insumos Aprovados IBD em seus produtos e, com a implementação do certificado, a empresa notou melhora nas vendas e na inserção no mercado internacional. Atualmente, todo o ramo de orgânicos é com o auxílio da QIMA IBD, que fornece suporte, soluções e direcionamento ao grupo.

Nos produtos destinados ao processo de produção do açúcar, o selo anteriormente mencionado aparece nos produtos: DXD 0900 – DFLOC Clarificante ORG; LMD 0526 – Lubrificante De Massa ORG; EZD 5500 – Enzima Alfa Amilase ORG e EZD 6500 – Enzima Dextranase ORG. Já na fabricação de etanol, a certificação está presente nos produtos: AED 1545 – Antiespumante ORG para fermentação, DFD 1680 – Dispersante ORG e ATD 1520 – Natural Bac Biocide PW ORG e ATD 1530 – Natural Bac Biocide LQ ORG para Fermentação. Por fim, o registro de Insumos Aprovados encontra-se em toda a linha industrial do Grupo DND.

Resultados

Atualmente, o Grupo DND possui um portfólio de 16 insumos aprovados para uso na produção orgânica, sendo 9 deles insumos para uso na produção de etanol/açúcar e 7 fertilizantes. Essa expansão permitiu à empresa alcançar uma presença significativa em diversos países. O CEO, Daniel Ferreira, destaca que, embora o desafio inicial fosse desenvolver insumos aprovados para uso na produção orgânica que atendessem às expectativas dos clientes, a obtenção do certificado IBD abriu as portas para grandes oportunidades no mercado internacional. 

O CEO do Grupo DND alega que, além da amplitude global que a QIMA IBD possui, o seu suporte é o grande diferencial, já que é possível tirar dúvidas pontuais sobre as legislações que regem os mais diferentes mercados de produção orgânica, tanto nacionais quanto internacionais, e que o seu produto orgânico mais vendido é o que contém o selo QIMA IBD.

Sair da versão mobile