Como colocar meu artigo científico em um congresso

Por Amanda Tracera, escritora do site Responde Aí

Ao longo da vida acadêmica, os alunos de graduação e pós-graduação devem passar por algumas etapas de produção científica. Uma delas é a elaboração e apresentação de artigos científicos em congressos, nacionais ou internacionais.

Esses momentos podem ser bastante desafiadores, principalmente porque são muitos os detalhes e regras que devem ser levados em consideração. Confira as principais etapas do processo de colocar um artigo científico em um congresso, e algumas dicas para que ele seja mais simples!

O que são congressos ou eventos acadêmicos?

Os congressos, também chamados de eventos acadêmicos, são reuniões de pesquisadores — iniciantes e especialistas — que acontecem, em geral, dentro das Universidades. Seu principal objetivo é a divulgação de pesquisas científicas.

No entanto, os congressos acadêmicos também são uma importante oportunidade para que pesquisadores, sobretudo os mais jovens, entrem em contato com outras pessoas da área e conheçam novas pesquisas e fontes.

Dentre os seus benefícios, podemos citar:

De modo geral, portanto, os congressos são momentos importantes de troca e aprendizado. Por isso, os estudantes que participam de um programa de iniciação científica ou têm vontade de seguir a carreira acadêmica — ou simplesmente melhorar seus currículos — podem participar deles.

Jackson Medeiros, da Agron Food, vê isso como uma vantagem para os menos experientes: “Para um cientista iniciante, o congresso é uma espécie de validação e treinamento. Antes de submeter um artigo para uma revista internacional com alto fator de impacto, você deve iniciar com os congressos, porque pode receber ajuda dos avaliadores com dicas de estrutura e escrita, e ganhar essa expertise.”

Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos?

Apesar de parecer muito confuso, fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos não deve ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, as etapas, apesar de bem detalhadas e com regras específicas, são simples de entender e de seguir.

Montamos um passo a passo que vai te ajudar a compreender cada uma dessas etapas e quais cuidados devem ser tomados. Confira!

1. Preparação

Antes de escrever um artigo e submetê-lo para a apresentação em um congresso ou em uma revista acadêmica, o estudante deve se preparar. Isso significa:

Se você nunca apresentou um artigo em um evento acadêmico, tire um tempo para frequentar esses ambientes como ouvinte. Veja como as pessoas costumam falar e se portar e entenda em quais áreas a sua pesquisa terá mais espaço.

Outra dica é procurar artigos científicos na internet para entender como estruturá-los e quais pontos são mais importantes.

2. Escrita do trabalho

O ideal é que, antes de apresentar um artigo, ele seja produzido em sua totalidade. No entanto, congressos e eventos acadêmicos raramente pedem a submissão do trabalho completo no momento da inscrição, sendo necessário apresentar apenas o resumo.

Ainda assim, antes de apresentar o seu trabalho, foque em executá-lo. Faça uma boa pesquisa — preferencialmente, com o auxílio de um professor orientador — e estruture as informações de forma clara. É importante definir:

E não esqueça de dizer também quais foram as suas hipóteses e os seus resultados (preliminares ou definitivos). Essas informações devem estar presentes tanto no resumo submetido aos congressos, quanto no trabalho final.

3. Inscrição

Depois de pronto o resumo, chegou a hora de submetê-lo ao congresso. Esta é a etapa conhecida como “inscrição”, e ela pode variar de evento para evento. De modo geral, ela conta com:

As inscrições são feitas em plataformas específicas de cada congresso ou através do e-mail divulgado pela Comissão Organizadora. É muito importante ficar atento aos prazos e a todas as informações exigidas.

Confira, também, se você precisa indicar o resumo em outra língua — como o inglês. Essa etapa é comum em diversos eventos acadêmicos e exige uma preparação maior dos alunos.

4. Aceite ou recusa

Depois de enviada a proposta, é hora de a Comissão Avaliadora decidir se vai aceitar ou não o seu artigo. Como esclarece Jackson, essa fase é importante para “determinar se o trabalho tem relevância e impacto para a sociedade e a ciência.” Essa resposta pode ser enviada por e-mail ou ser postada na plataforma usada para a submissão do artigo. Por isso, fique atento!

Em caso de aceite, é hora de comemorar e se preparar para a próxima etapa. Em caso de recusa, não desanime: isso não significa que o seu trabalho está ruim. Em algumas situações, ele pode simplesmente não fazer sentido para aquele congresso específico. Por isso, continue tentando!

5. Apresentação do trabalho

A apresentação do artigo é a parte mais importante e a que gera maior nervosismo nos alunos. Algumas dicas que podem te ajudar são:

6. Certificado

Terminada a sua apresentação, é o momento de receber o certificado. Eles são importantes sobretudo para que você ganhe as horas complementares da faculdade e comprove aquela experiência.

Lembre-se de verificar com a Comissão Organizadora do congresso quando eles serão enviados, e de que forma. Anote no seu calendário e vá atrás de recebê-los caso os prazos informados não sejam cumpridos.

Depois de todas essas etapas, está tudo pronto! Você oficialmente conseguiu colocar o seu artigo científico em um congresso, apresentá-lo e receber os créditos pelo trabalho duro. Parabéns!

Sair da versão mobile