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Como colocar meu artigo científico em um congresso

Saiba como colocar o seu artigo científico em um congresso. Entenda o que são eventos acadêmicos e como você pode apresentar o seu artigo

Por Amanda Tracera, escritora do site Responde Aí

Ao longo da vida acadêmica, os alunos de graduação e pós-graduação devem passar por algumas etapas de produção científica. Uma delas é a elaboração e apresentação de artigos científicos em congressos, nacionais ou internacionais.

Esses momentos podem ser bastante desafiadores, principalmente porque são muitos os detalhes e regras que devem ser levados em consideração. Confira as principais etapas do processo de colocar um artigo científico em um congresso, e algumas dicas para que ele seja mais simples!

O que são congressos ou eventos acadêmicos?

Os congressos, também chamados de eventos acadêmicos, são reuniões de pesquisadores — iniciantes e especialistas — que acontecem, em geral, dentro das Universidades. Seu principal objetivo é a divulgação de pesquisas científicas.

No entanto, os congressos acadêmicos também são uma importante oportunidade para que pesquisadores, sobretudo os mais jovens, entrem em contato com outras pessoas da área e conheçam novas pesquisas e fontes.

Dentre os seus benefícios, podemos citar:

  • A divulgação gratuita de informações e resultados de pesquisa, o que contribui para a comunidade acadêmica;
  • A possibilidade de receber feedbacks de colegas e professores;
  • Maior clareza sobre os tipos de pesquisas que estão sendo realizadas, com quais objetivos e a partir de quais metodologias.

De modo geral, portanto, os congressos são momentos importantes de troca e aprendizado. Por isso, os estudantes que participam de um programa de iniciação científica ou têm vontade de seguir a carreira acadêmica — ou simplesmente melhorar seus currículos — podem participar deles.

Jackson Medeiros, da Agron Food, vê isso como uma vantagem para os menos experientes: “Para um cientista iniciante, o congresso é uma espécie de validação e treinamento. Antes de submeter um artigo para uma revista internacional com alto fator de impacto, você deve iniciar com os congressos, porque pode receber ajuda dos avaliadores com dicas de estrutura e escrita, e ganhar essa expertise.”

Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos?

Apesar de parecer muito confuso, fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos não deve ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, as etapas, apesar de bem detalhadas e com regras específicas, são simples de entender e de seguir.

Montamos um passo a passo que vai te ajudar a compreender cada uma dessas etapas e quais cuidados devem ser tomados. Confira!

1. Preparação

Antes de escrever um artigo e submetê-lo para a apresentação em um congresso ou em uma revista acadêmica, o estudante deve se preparar. Isso significa:

  • Ter em mente o tipo de pesquisa que será feita, sua metodologia e hipóteses; e
  • Conhecer os congressos que podem ter interesse naquele tipo de discussão.

Se você nunca apresentou um artigo em um evento acadêmico, tire um tempo para frequentar esses ambientes como ouvinte. Veja como as pessoas costumam falar e se portar e entenda em quais áreas a sua pesquisa terá mais espaço.

Outra dica é procurar artigos científicos na internet para entender como estruturá-los e quais pontos são mais importantes.

2. Escrita do trabalho

O ideal é que, antes de apresentar um artigo, ele seja produzido em sua totalidade. No entanto, congressos e eventos acadêmicos raramente pedem a submissão do trabalho completo no momento da inscrição, sendo necessário apresentar apenas o resumo.

Ainda assim, antes de apresentar o seu trabalho, foque em executá-lo. Faça uma boa pesquisa — preferencialmente, com o auxílio de um professor orientador — e estruture as informações de forma clara. É importante definir:

  • Objeto;
  • Objetivos;
  • Metodologia.

E não esqueça de dizer também quais foram as suas hipóteses e os seus resultados (preliminares ou definitivos). Essas informações devem estar presentes tanto no resumo submetido aos congressos, quanto no trabalho final.

3. Inscrição

Depois de pronto o resumo, chegou a hora de submetê-lo ao congresso. Esta é a etapa conhecida como “inscrição”, e ela pode variar de evento para evento. De modo geral, ela conta com:

  • Uma data de início e fim;
  • Exigências de documentos a serem apresentados (identidade, CPF);
  • Submissão do artigo ou do resumo;
  • Informações sobre o autor do trabalho.

As inscrições são feitas em plataformas específicas de cada congresso ou através do e-mail divulgado pela Comissão Organizadora. É muito importante ficar atento aos prazos e a todas as informações exigidas.

Confira, também, se você precisa indicar o resumo em outra língua — como o inglês. Essa etapa é comum em diversos eventos acadêmicos e exige uma preparação maior dos alunos.

4. Aceite ou recusa

Depois de enviada a proposta, é hora de a Comissão Avaliadora decidir se vai aceitar ou não o seu artigo. Como esclarece Jackson, essa fase é importante para “determinar se o trabalho tem relevância e impacto para a sociedade e a ciência.” Essa resposta pode ser enviada por e-mail ou ser postada na plataforma usada para a submissão do artigo. Por isso, fique atento!

Em caso de aceite, é hora de comemorar e se preparar para a próxima etapa. Em caso de recusa, não desanime: isso não significa que o seu trabalho está ruim. Em algumas situações, ele pode simplesmente não fazer sentido para aquele congresso específico. Por isso, continue tentando!

5. Apresentação do trabalho

A apresentação do artigo é a parte mais importante e a que gera maior nervosismo nos alunos. Algumas dicas que podem te ajudar são:

  • Prepare-se com antecedência: Planeje bem o que vai dizer, faça roteiros, pense em perguntas que podem ser feitas. Isso te dará maior segurança.
  • Atente-se ao tempo: As apresentações costumam durar de 15 a 25 minutos, então treine bastante para ficar dentro do limite.
  • Foque na sua fala, não em slides: Apesar de importantes, os slides são secundários. Preocupe-se mais em ser claro e assertivo, e deixe os recursos visuais em segundo plano.
  • Esteja pronto para imprevistos: Lembre-se de ter a sua apresentação salva em diferentes formatos e lembre-se também de ter um plano B caso computadores e projetores fiquem indisponíveis de repente.
  • Vista roupas confortáveis: Aposte em vestimentas menos informais, mas que ainda te façam sentir bem. O ambiente acadêmico é sério, mas nem sempre há necessidade de ternos e roupas muito arrumadas.
  • Faça um pôster chamativo: Jackson explica que isso aumenta as chances de você ser notado num congresso, “Ele deve ter tópicos bem elaborados, com imagens e figuras, além de mostrar o fluxograma do seu produto e como foi a captação de dados.”

6. Certificado

Terminada a sua apresentação, é o momento de receber o certificado. Eles são importantes sobretudo para que você ganhe as horas complementares da faculdade e comprove aquela experiência.

Lembre-se de verificar com a Comissão Organizadora do congresso quando eles serão enviados, e de que forma. Anote no seu calendário e vá atrás de recebê-los caso os prazos informados não sejam cumpridos.

Depois de todas essas etapas, está tudo pronto! Você oficialmente conseguiu colocar o seu artigo científico em um congresso, apresentá-lo e receber os créditos pelo trabalho duro. Parabéns!

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