A validação de ensaios é uma etapa fundamental para garantir a qualidade dos alimentos produzidos. Ela envolve a aplicação de métodos analíticos rigorosos que asseguram a precisão, a consistência e a conformidade dos resultados obtidos durante a análise de matérias-primas, processos de produção e produto final.
Esses ensaios avaliam parâmetros como composição nutricional, presença de contaminantes e padrões microbiológicos, assegurando que o produto atenda às normas regulatórias. Mas afinal, como escolher um laboratório para fornecer este serviço?
A GTA Alimentos, laboratório e consultoria especializada no setor de alimentos e bebidas, destaca alguns critérios essenciais que devem ser avaliados na hora da escolha. Devem ser considerados:
1- Se o laboratório é acreditado na ISO 17025 para o ensaio, principalmente se esta for uma exigência de normas, legislações e/ou clientes;
2- A credibilidade do laboratório, que pode ser mensurada por meio de certificações, acreditações, retroalimentação positiva e negativa da percepção dos clientes quanto aos serviços prestados;
3- Se os métodos que serão usados na execução dos ensaios são validados e se são recomendados pelo órgão de fiscalização;
4- Se o laboratório é capaz de rastrear as informações referentes à amostra, desde a apresentação da proposta comercial até a entrega do relatório de análises e nota fiscal;
5- Se o laboratório tem um programa para garantir a qualidade dos resultados, envolvendo a participação em ensaios de proficiência, realização dos ensaios com acompanhamento de um material de referência certificado e análise dos resultados por meio de carta controle;
6- Avaliar se o laboratório atende a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 390/2020 , que estabelece critérios, requisitos e procedimentos para o funcionamento, a habilitação na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e o credenciamento de laboratórios que realizam análises em produtos sujeitos à vigilância sanitária;
7- Laboratório precisa atender os Programas de Autocontrole (PAC)
É importante que o Programa de Qualificação e Homologação de Fornecedores e Prestadores de Serviços da empresa inclua esses critérios desde a solicitação da proposta de serviços, além de confirmar o atendimento antes do aceite e da assinatura do contrato.
Como escolher as análises?
Para várias categorias de alimentos, os ensaios que devem ser executados estão estabelecidos em legislações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Desse modo, os produtos de origem animal e vegetal são regulados pelo MAPA por meio do regulamento técnico de identidade e qualidade (RTIQ) o qual apresenta padrões físico-químicos, microbiológicos e ingredientes que devem ser empregados durante a fabricação do produto.
Por exemplo, a Portaria nº 354 de 04 de setembro de 1997 aprovou o regulamento técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Doce de Leite. Esta Portaria estabelece o valor máximo de umidade, valor mínimo de proteína, intervalo de matéria gorda e os limites de tolerância de fungos, leveduras e estafilococos coagulase positiva para doce de leite e doce de leite com creme.
Por outro lado, a ANVISA estabelece os padrões microbiológicos de diversas categorias de alimentos como frutas, hortaliças, amêndoas, carnes, ovos, gelados comestíveis, bebidas, açúcares e águas envasadas na Instrução Normativa nº 161 de 01 de julho de 2022. Já os limites máximos tolerados de contaminantes em alimentos, como metais e micotoxinas, constam na Instrução Normativa nº 160 de 01 de julho de 2022.
Além disso, os estabelecimentos produtores de alimentos, durante a elaboração do programa de Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle e do Programa de Autocontrole, devem determinar quais microrganismos devem ser monitorados nos ambientes e nos pontos críticos do processo de produção de alimentos.
Em 4 setembro de 2024, foi publicada a Instrução Normativa IN nº 313 (Anvisa), contendo padrões microbiológicos para produtos cárneos e alterando a Instrução Normativa nº 161, de 1º de julho de 2022 (Anvisa). A partir desta regulamentação, os alimentos prontos para oferta ao consumidor que apresentam deterioração que altere suas características físicas, químicas ou organolépticas são considerados de qualidade inaceitável e não estão sujeitos à aplicação dos padrões microbiológicos de que trata esta Instrução Normativa.
Confira as mudanças na íntegra.
Conheça a GTA Alimentos
Entre os maiores laboratórios de análises de alimentos do Brasil, a GTA é um laboratório e empresa de consultoria especializada em alimentos e bebidas. Foi fundada em 2008, com o objetivo de oferecer soluções integradas em sistemas de gestão da qualidade e suporte em legislação.
Em 2021 a GTA Alimentos se tornou um dos laboratórios de Controle de Qualidade de Alimentos mais completos do país, aumentando seu escopo junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), permitindo a solicitação de credenciamento no Ministério da Agricultura (MAPA).
Entre os pontos fortes da GTA Alimentos constam coleta e entrega rápida, além de cerca de 300 ensaios acreditados.
Acesse o site da GTA Alimentos e confira os serviços disponíveis.