GFSI lança consulta sobre o papel dos auditores na indústria de alimentos

Divulgação/GFSI

De acordo com a Global Food Safety Initiative (GFSI), a auditoria em segurança de alimentos está atualmente enfrentando um desafio crítico, marcado por um declínio significativo no número de auditores e na qualidade do serviço prestado. Para a instituição internacional, isso representa uma ameaça urgente à integridade dos sistemas e práticas de segurança de alimentos em todo o setor.

Diante deste cenário, o GFSI criou o Food Safety Auditor Professional Development Framework, com o objetivo de dar suporte à indústria de alimentos. Este programa tem a intenção de fornecer uma matriz clara e consistente para qualquer auditor de segurança de alimentos em qualquer estágio de sua carreira. 

Desenvolvido por um grupo independente de especialistas multissetoriais, o projeto oferece oportunidades para qualquer um que deseje se envolver em serviços de auditorias. Há pelo menos três anos no ar, o GFSI iniciou uma pesquisa para entender se esse programa desenvolvido por eles está funcionando. 

Criando uma profissão reconhecida

Atualmente, embora os auditores desempenhem um papel fundamental na proteção da saúde pública, a falta de reconhecimento profissional formal tem levado a lacunas na responsabilização, nos padrões e nos planos de carreira transparentes.

O novo Food Safety Auditor Professional Development Framework visa abordar esses desafios ao fornecer um caminho claro e estruturado para auditores, profissionais aspirantes e aqueles em transição de outros campos. Este programa promove aprendizado contínuo, desenvolvimento de competências e práticas padronizadas, contribuindo, em última análise, para a melhoria geral da segurança de alimentos dentro da indústria.

Como participar

As partes interessadas são incentivadas a revisar o documento completo e fornecer seu feedback por meio da plataforma vinculada. O GFSI também incentiva o compartilhamento desta consulta dentro das organizações e com outras pessoas que podem ser impactadas. Todas as contribuições são muito valorizadas e as respostas devem ser enviadas até o dia 20 de outubro de 2024.

Sair da versão mobile