O setor de alimentos e bebidas, responsável por 1/4 das emissões globais de carbono, enfrenta uma pressão crescente para reduzir seu impacto ambiental diante de uma lista cada vez maior de regulamentações. Mas o que está impulsionando a sustentabilidade dessa cadeia de fornecimento?
Para responder a essa pergunta, a DNV, provedora independente de garantia e gerenciamento de risco presente em mais de 100 países, realizou em 2024 uma pesquisa com 525 líderes de negócios e gestores de empresas com faturamento global superior a 250 milhões de euros.
Entre os entrevistados, 19% pertencem ao setor de alimentos e bebidas e estão diretamente envolvidos na tomada de decisões sobre cadeia de fornecimento, compras, conformidade, transformação digital e sustentabilidade de suas organizações.
Liderança e demanda do consumidor como impulsionadores
A pesquisa revelou que o foco em sustentabilidade nas cadeias de fornecimento é liderado pela alta administração das empresas. A influência do C-level foi citada por 58% dos entrevistados como um dos três principais fatores motivadores.
Além disso, a demanda dos clientes também direciona essas estratégias. Entre os respondentes do setor de alimentos e bebidas, 55% apontaram essa demanda como um dos três maiores impulsionadores, a maior porcentagem entre os setores analisados.
“As novas gerações são protagonistas no mercado. Esses consumidores buscam informações claras e transparentes sobre a cadeia dos alimentos ao tomar decisões de compra e estão dispostos a pagar mais por isso. A sustentabilidade tem se tornado um fator decisivo, com atenção especial ao uso de recursos, características das embalagens e métodos de produção”, afirma Michele Munaretti, Gerente de Supply Chain na DNV Itália.
Outras conclusões importantes
O relatório também aborda questões cruciais para a sustentabilidade da cadeia de abastecimento:
- Visibilidade como elemento fundamental para cadeias de fornecimento enxutas e sustentáveis.
- Transformação digital como chave para garantir o fornecimento transparente de alimentos e bebidas.
- Dados confiáveis e verificáveis, imprescindíveis para a digitalização eficiente da cadeia de fornecimento.
Confira o estudo completo para mais detalhes sobre as descobertas e tendências.
ACESSE A PESQUISA NA ÍNTEGRA