Semana Mundial de Alergia promove conscientização sobre doenças alérgicas

A Semana Mundial de Alergia, uma ação anual da Organização Mundial de Alergia (WAO, em inglês), teve início neste domingo (13) e vai até o sábado (19) trazendo iniciativas que possam promover a conscientização sobre doenças alérgicas. A cada ano, a WAO aborda um tópico diferente que precisa de maior conscientização. Neste ano, o tópico principal está sendo ‘Anafilaxia’, um tipo de reação alérgica.

Ao longo da semana, a organização vai disponibilizar um webinar, infográficos e informações adicionais para educar e divulgar o tema. O acesso a essas informações será disponibilizado de forma gratuita ao público em geral, em inglês, no próprio site deles. Além de informações sobre a reação alérgica aguda, a Organização vai ampliar o debate com assuntos que permeiam o tema central.

Um dos assuntos que estarão em pauta também será abordado nesta quinta-feira (17) no Brasil, ao vivo, no 6º Fórum do Portal e-food, é a gestão de alergênicos. Cinco profissionais capacitadas vão falar de assuntos como: análise e gerenciamento de risco, requisito legal no Brasil, diferenças entre alergias e intolerâncias, conceitos de verificação, validação e monitoramento. São elas: Lívia Lopes (Food Solution), Danielle Almeida (3M), Celi Argôlo (C.A QualiPro), Luciana Salles (Portal e-food) e Natália Lima (Portal e-food).

Atualmente, há mais de 170 alimentos considerados com potencial alergênico, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Dentre esses alimentos, um grupo se destaca por ser responsável pela maioria das ocorrências, sendo eles: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja, trigo, castanhas e peixes. Para que o profissional da área de Segurança de Alimentos consiga obter conhecimento e domínio sobre o assunto, garantindo segurança ao consumidor e ao cliente para quem presta serviço, é preciso muito estudo e adquirir conhecimento com outros especialistas.

 

As inscrições para o 6º Fórum do Portal e-food: Gestão de Alergênicos estão abertas. O evento acontece das 16h às 17h30, na plataforma Zoom. Se inscreva aqui. 

Sair da versão mobile