Site reúne artigos científicos sobre os queijos artesanais brasileiros

O site da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (Repequab) inseriu recentemente uma seção dedicada a artigos científicos com título, indicação de autores e link para a publicação. São quase 200 artigos selecionados em revistas indexadas, de circulação nacional e internacional, abrangendo o período de 2000 a 2021, todos sobre queijos artesanais brasileiros.  

O levantamento foi feito por buscas com palavras-chave relativas a queijos artesanais brasileiros no Web of Science, Scopus e Google Scholar. O título e o resumo dos trabalhos foram avaliados por uma comissão científica da REPEQUAB antes de serem incluídos na seleção. Vários trabalhos tratam de aspectos de segurança microbiológica dos queijos (presença de micro-organismos indicadores e de patógenos em queijos de diferentes regiões do país).

“Alguns, inclusive, serviram de base para o estabelecimento dos parâmetros legais de tempo de maturação que constam na legislação dos queijos das diferentes regiões produtoras, especialmente em Minas Gerais”, conta um dos coordenadores da REPEQUAB, o professor Uelinton Manoel Pinto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e integrante do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC). 

O objetivo desta iniciativa, segundo ele, é facilitar a busca por trabalhos relacionados ao tema, permitindo aos pesquisadores e demais interessados um acesso rápido às publicações mais importantes da área. “A ideia é que isso abra caminho para novas pesquisas, colaborações, fomentando o conhecimento científico da área.”

Acesse o site aqui.

Sair da versão mobile