Visão & Missão – Como as empresas transmitem seu compromisso com a Segurança dos Alimentos?

O position paper da Global Food Safety Initiative – GFSI publicado em 2018 traz em sua primeira dimensão – Visão e Missão, a descrição de elementos importantes e que caracterizam organizações com uma cultura de segurança de alimentos madura, quando se observa a estrutura do negócio, valores, direcionamentos organizacionais e mensagem da liderança. 

“As afirmações presentes na Visão & Missão não precisam mencionar especificamente Segurança dos Alimentos, porém sua importância deve estar refletida nas comunicações da companhia, incluindo seu website e relatórios corporativos anuais. Similarmente, os valores essenciais de uma empresa transcendem todos os aspectos do negócio e informam a Cultura de Segurança de Alimentos.” (GFSI, 2018).

Com essa motivação, foi conduzida uma pesquisa entre os dias 02/02/2021 e 02/03/2021, abrangendo 21 empresas de alimentos dentre as 100 maiores no Brasil, segundo o site Econodata (https://www.econodata.com.br/guia-empresas/maiores-empresas-INDUSTRIA-ALIMENTOS).

A partir do site institucional dessas organizações, foram avaliados 4 pontos:

Vale sinalizar que informações ou citações sobre a Qualidade dos alimentos não foram consideradas como atendendo às perguntas acima, uma vez que possui conceito diferente de Segurança de Alimentos, estando relacionada ao atendimento de padrões de identidade e qualidade percebida de produtos, que não necessariamente afetam a saúde dos consumidores.

“Segurança dos alimentos refere-se a todos os perigos, sejam crônicos ou agudos, que podem causar prejuízos à saúde do consumidor. Qualidade inclui todos os outros atributos que influenciam no valor do produto para o consumidor. Isso inclui atributos negativos como deterioração, contaminação com sujeira, descoloração, odores estranhos e atributos positivos como a origem, cor, sabor, textura e método de processamento do alimento.” (FAO,2003).

Os resultados obtidos estão apresentados na Figura 1 e demonstram os seguintes comportamentos:

Figura 1 – Resultados da pesquisa realizada entre 02/02 e 02/03/2021, com 21 das 100 maiores empresas de alimentos brasileiras.

Esta pesquisa traz a reflexão sobre as mensagens-chave que a organização está disponibilizando, não somente aos seus consumidores, mas aos seus fornecedores, líderes e colaboradores. Os sites das empresas são, em momentos atuais, a porta de acesso à empresa para todos esses stakeholders. E, quando neste local não está declarado o compromisso com a Segurança de Alimentos, perde-se a oportunidade de reforçar elementos importantes para uma cultura amadurecida, e que valorizam comportamentos operacionais e estratégicos coerentes com esse discurso.

Referências:

Sair da versão mobile