O Comitê de Rotulagem de Alimentos do Codex Alimentarius revisou a lista de alergênicos do Codex pela segunda vez para fornecer pareceres científicos e estabelecer níveis limite em alimentos para os alergênicos prioritários. A equipe de especialistas se debruçou sobre a lista de alimentos e ingredientes da seção 4.2.1.4 da Norma Geral para Rotulagem de Alimentos Pré-embalados.
Em resposta às solicitações do Comitê de Higiene Alimentar do Codex, os objetivos da consulta de especialistas foram:
- Quais são os níveis de limite para os alérgenos prioritários abaixo dos quais a maioria dos consumidores alérgicos não sofreriam uma reação adversa?
- Para os alérgenos prioritários, quais são os métodos analíticos apropriados para testar alimentos e superfícies?
- Quais devem ser os critérios mínimos de desempenho para esses diferentes métodos?
Após extensa discussão, o comitê de especialistas chegou a um consenso sobre as doses de referência para alimentos alergênicos prioritários, atendendo ao critério para HBGV (Health-Based Guidance Values – tradução livre: valores de orientação baseados em saúde) de que deveriam refletir uma faixa de exposição sem risco à saúde.
Acesse a segunda revisão do Codex aqui.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocaram uma série de três reuniões de especialistas para fornecer aconselhamento científico sobre este assunto. Em março de 2022, o comitê fez a primeira revisão do Codex, com o objetivo de revisar e validar a lista de alergênicos prioritários do Codex por meio da avaliação de risco. É esperado que a última revisão seja disponibilizada em 2024.
Acesse a primeira revisão do Codex aqui.
Codex Alimentarius
O Codex Alimentarius é uma coleção de normas alimentares adotadas internacionalmente e textos relacionados apresentados de maneira uniforme. Essas normas alimentares e textos relacionados visam proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no mercado de alimentos.
Leia também:
Tradução do Relatório da 52ª Sessão da Comissão Codex sobre Higiene Alimentar 2022
Codex disponibiliza material sobre resistência antimicrobiana de origem alimentar
GFSI e Codex Alimentarius começam a desenvolver nova orientação sobre fraude alimentar