Congresso de Food Service reúne 500 profissionais em São Paulo; confira os destaques

O 16º Congresso de Food Service, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) nesta última quinta-feira (05/10), reuniu cerca de 500 profissionais e promoveu palestras e painéis com temáticas que vão além da comida. O Portal e-food, representado pela cofundadora Natália Lima, esteve presente no evento e conversou com o presidente da Abia sobre o presente e futuro do food service no país.

Nesta edição, a organização do Congresso deu destaque ao aumento da produção na indústria brasileira na alimentação fora do lar, além dos desafios que o setor encontra para manter esses resultados em alta. Para o presidente da Abia, João Dornellas, mais do que um momento para se manter atualizado, o evento foi o encontro de diversos agentes que movimentam esse canal – indústrias, distribuidores, profissionais da gastronomia, operadores e consumidores. 

“Esse ano estamos abordando um tema que vai além da comida. Sempre que pensamos no food service nos remetemos à comida, no que é consumido na rua, no lar, nos restaurantes e lanchonetes. Mas o food service também é uma parte muito importante para a indústria. Hoje, quase 30% do que se produz na indústria brasileira é destinado à alimentação fora do lar”, disse Dornellas em entrevista ao Portal e-food. 

O setor de alimentação fora de casa (bares, restaurantes, cafés, lanchonetes etc.) segue em recuperação e comemora um período de crescimento expressivo após a pandemia. Pesquisa aponta que 58% dos estabelecimentos registraram aumento no faturamento durante o primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Natália Lima observa que o Congresso organizou painéis com a presença de temáticas relevantes e visões de diferentes profissionais e segmentos, como da gastronomia e indústria. “Foi um momento de conexão e visualização da sinergia para o crescimento no setor. Palestrantes de altíssimo nível, com dados relevantes e consistentes do setor para ações no presente e futuro. Foi um prazer fazer parte disso e poder ter insights para meu crescimento profissional”, disse a confundadora do Portal e-food.

Painéis 

O evento, que aconteceu de 9h às 17h, contou com painéis que abordaram as perspectivas para o food service no próximo ano, cenário econômico, abastecimento, tendências em novos sabores – com mediação da chef Carole Crema, apresentadora do GNT – e a relação da indústria com os operadores. Claudia Algranti, Gerente de Marketing para a América do Sul da Ingredion, empresa global de ingredientes, revelará dados que prometem fazer a diferença para muitos negócios.

Também participou do painel sobre tendências Zenir Dalla Costa, Coordenadora de Tecnologia em Gastronomia do SENAC, que explicou como a academia tem preparado os novos profissionais para este mercado.

Sair da versão mobile