Embrapa lança livro que responde a questões técnicas sobre a baunilha

A Embrapa lançou, em dezembro deste ano, o livro “Cultivo de Baunilha: Práticas Básicas”, que responde a questões técnicas sobre a baunilha. O material, disponível no formato online e gratuito, é voltado para produtores, técnicos e demais interessados em uma das especiarias mais valorizadas no mercado internacional e internacional, a baunilha.

Em formato digital (PDF), a publicação foi lançada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília/DF, e tem um farto conteúdo técnico científico em linguagem acessível para quem é do campo das ciências agronômicas e também aqueles que nunca viram uma planta de baunilha, mas têm interesse pelo tema. 

ACESSE O LIVRO

A baunilha (Vanilla spp.) é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas no mundo. Contém cerca de 300 compostos químicos, responsáveis por um aroma único, e é utilizada principalmente nas indústrias alimentícia e de cosméticos. Existe grande demanda por produtos de baunilha de origem natural nos mercados nacional e internacional, onde as espécies nativas do Brasil podem contribuir por causa do potencial aromático distinto e da variabilidade encontrada em diversas condições ambientais no Brasil.

Estudos das características específicas das espécies nativas e a melhoria dos processos de produção podem favorecer o incremento da oferta de baunilhas brasileiras no mercado, o que possibilita a ampliação de fontes de renda de comunidades locais, que é uma alternativa potencial para a agricultura familiar.

O cultivo da baunilha é exigente em vários aspectos e requer melhoria e adaptações para diferentes ambientes, além da produção de mudas sadias e em maior escala.

Leia também:

Startup propõe cultivo de baunilha acessível e com alta tecnologia

Universidade de Stanford cita 21 pesquisadores da Embrapa entre os mais influentes no mundo

Embrapa lança documento sobre rotas tecnológicas para produtos plant-based

Sobre o livro

A publicação é resultado de três anos de pesquisa realizada com diferentes atividades e ações no projeto Desenvolvimento da cadeia produtiva de baunilhas brasileiras de importância para gastronomia e agroindústria. Os autores Luciano de Bem Bianchetti, Zenilton de Jesus Gayoso de Miranda, Roberto Fontes Vieira, Rosa de Belem das Neves Alves, Cláudia Angélica Nasser Brumano, Djalma barbosa da Silva e Christoph Fikenscher , elaboraram, ao longo de três anos do desenvolvimento do projeto sobre baunilhas do Brasil, 13 capítulos que exploram temas que vão desde os aspectos botânicos até a pós-colheita.

Com as ilustrações científicas de Zenilton de Miranda, os leitores vão notar uma intersecção entre a ciência e a arte que possibilita melhor compreensão dos detalhes da baunilha (Vanila planifolia Andrews), que é uma planta da família das orquídeas, originária do México, cujos frutos aromáticos resultam em um alto valor comercial.

As ilustrações e fotos completam os conteúdos textuais nos quais os pesquisadores tomaram como base os resultados do projeto obtidos por meio de práticas de campo e laboratório, facilitando a melhor compreensão dos leitores.

Assim, pequenos agricultores, quilombolas, técnicos, produtores de mudas e demais interessados terão acesso de forma prática a pontos importantes como, por exemplo, a altura ideal para o corte dos ramos de baunilha ou, ainda, de que forma se dá a obtenção de estacas em viveiro, entre outros pontos, sempre com fotos e ilustrações. 

Segundo o pesquisador Roberto Vieira, existe uma grande demanda por produtos elaborados a partir de baunilha de origem natural, seja no mercado nacional como no internacional. Vieira entende que as características específicas das espécies nativas e a melhoria dos processos de produção podem favorecer o incremento da oferta de baunilhas brasileiras no mercado, o que possibilitaria a ampliação de fontes de renda de comunidades locais. Ou seja, existe no cultivo sustentável da baunilha uma alternativa potencial econômica para os agricultores familiares. 

Roberto Vieira comenta que a publicação, além de levar aos produtores e comunidades locais conhecimentos básicos de boas práticas do cultivo e manejo das baunilhas no Brasil, é uma ferramenta que serve para apoiar a otimização da obtenção dos frutos, com fundamento nos conhecimentos de sistemas de cultivo; aspectos fitossanitários; florescimento e polinização; processos de pós-colheita; e beneficiamento. A produção de aromas de plantas nativas, como é o caso da baunilha, pode proporcionar o desenvolvimento de novos produtos para a agroindústria brasileira.

Sair da versão mobile