Entenda a importância da validação de limpeza e suas aplicações na indústria

A validação de limpeza é exigência das Boas Práticas de Fabricação (BPF), e consiste em um estudo documentado, que pode ser aplicado a fim de fornecer evidência de que os procedimentos de limpeza ou antissepsia de mãos são eficazes para remoção de contaminantes a níveis compatíveis com a atividade realizada.

De acordo com técnicos experientes da Baktron, empresa prestadora de serviços na área de análises físico-químicas e microbiológicas, para realização da validação devem ser estabelecidos os critérios de aceitação, que podem ser definidos de acordo com normas e procedimentos de referência, ou baseado no histórico do ambiente avaliado, desde que compatíveis com a atividade realizada.

A avaliação pode ser realizada por meio do monitoramento antes e após o procedimento de limpeza ou antissepsia das mãos, que deve ser executado de acordo com o procedimento operacional padrão ou instrução técnica.

É importante também o estabelecimento de limites de alerta, onde o resultado obtido se encontra próximo do critério de aceitação, de forma a permitir a realização de medidas corretivas, evitando que se obtenha um resultado não conforme.

Leia também: Fórum vai abordar os desafios da higienização na indústria de alimentos. Inscrições abertas.

Definições dos termos para um processo de validação eficiente:

Higienização:  é o processo que visa retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local. O processo de higienização engloba as etapas de limpeza em conjunto com a sanitização, desinfecção ou antissepsia.

Limpeza: processo mecânico que visa a remoção de sujidades utilizando água e sabão.

Sanitização: processo químico ou físico que visa reduzir microrganismos críticos para a saúde até um nível compatível com a atividade desenvolvida e/ou produto produzido, sem prejudicar sua qualidade e segurança (atua sob a forma vegetativa, mas não necessariamente sobre esporos).

Desinfecção: processo químico ou físico que visa eliminar microrganismos de superfícies abióticas (“sem vida”), podendo reduzir até 99% da carga microbiana (atua sob a forma vegetativa, mas não necessariamente sobre esporos).

Antissepsia: processo químico que visa a redução de microrganismo viáveis presentes em superfícies bióticas (pele e mucosas, lesadas ou integras).

Baktron atende ao mercado de alimentos

A Baktron realiza análise de alimentos, análise de bebidas e análise de suplementos com relação aos seus aspectos microbiológicos, físico-químicos e sensoriais. Há 30 anos no mercado, a empresa também trabalha com a elaboração de tabelas nutricionais, investigação de surtos DTAs, elaboração de manuais de Boas Práticas de Manipulação e Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Além de realizar estudos para suportar a determinação de shelf life ou tempo de prateleira. São aplicáveis normas e resoluções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do LANARA e do Instituto Adlfo Lutz, assim como RDC 724/2022, RDC 503/2021, RDC 429/2020, RDC 216/04 e ABNT NBR 22000.

“A Baktron é comprometida com a garantia da qualidade e excelência de suas atividades, com foco na satisfação de seus clientes. Estamos permanentemente engajados com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança, em conformidade com a ABNT NBR/IEC 17025, ABNT NBR/ISO 9001 e requisitos internos”, explica o setor comercial da Baktron.

Entre os clientes que a empresa atende estão a Bimbo e Wickbold, ambas do ramo alimentício. Sindy Sales, gerente comercial no Laboratório Baktron, conta que estes clientes são monitorados integralmente pela empresa. “Nós monitoramos desde a linha de fabricação, até o produto final, passando pela limpeza do produto em si, teste de eficácia, embalagem e até a água que é usada no processo”. 

Entre em contato com a Baktron para maiores informações.

Sair da versão mobile