Neogen Petrifilm: revolução na forma como microbiologistas realizam testes de indicadores

A Neogen participou do IAFP Latino 2024, um dos mais importantes eventos dedicados à segurança e qualidade dos alimentos na América Latina. No estande do evento, foram apresentados o amplo portfólio da empresa, que inclui: testes de microrganismos indicadores; detecção de patógenos; monitoramento de higiene; testes de alergênicos e micotoxinas; análise nutricional; testes de bebidas e de água e coleta e preparo de amostras.

Nesta edição do IAFP Latino, a Neogen preparou dinâmicas interativas com o público, trazendo ainda mais visitantes ao espaço. Quem esteve por lá teve acesso a lançamentos exclusivos e puderam participar de dinâmicas interativas com prêmios.

Um destaque especial desta edição foi a celebração dos 40 anos de Neogen Petrifilm, uma revolução na forma como microbiologistas realizam testes de indicadores em laboratórios ao redor do mundo. Ao longo dessas quatro décadas, as placas Petrifilm têm proporcionado agilidade, precisão e confiança em análises microbiológicas, com mais de 2,85 bilhões de placas utilizadas em mais de 60 países, obtendo cerca de 105 validações e certificações globais.

Produto na prática

As Placas Petrifilm® oferecem uma ampla variedade de placas de teste de microrganismo indicador que estão prontas para uso, diretamente da embalagem. Elas precisam de menos energia e água do que os métodos tradicionais. E o design plano e compacto usa menos armazenamento do que as placas volumosas.

Com mais de 40 anos de experiência, a empresa referência no setor de food safety está comprometida em oferecer soluções inovadoras que ajudam indústrias do setor de alimentos e bebidas a garantir a segurança dos seus produtos e proteger suas marcas.

“Nossa missão é clara: proteger o abastecimento alimentar mundial através de ciência e tecnologia de ponta. Contamos com uma equipe de 3 mil colaboradores em mais de 140 países para apoiar nossos clientes no cumprimento de suas metas de qualidade e segurança”, disse Aline Frizollo, gerente de marketing da Neogen. 

Saiba mais sobre Neogen Petrifilm

Neogen promoveu mesa-redonda sobre métodos analíticos microbiológicos para produtos de origem animal

Durante o IAFP Latino 2024, Vanessa Tsuhako, Especialista de Microbiologia da Neogen do Brasil organizou uma mesa-redonda altamente relevante, com o tema: “Como gerenciar métodos analíticos microbiológicos para produtos de origem animal para mercado interno e externo”. O objetivo foi aprofundar a discussão sobre a escolha, validação e verificação desses métodos essenciais para garantir a segurança dos alimentos e a conformidade com os mercados nacionais e internacionais. A mesa contou com a presença de especialistas renomados. 

Dra. Peggy Cook, com mais de 25 anos de experiência na indústria avícola, ex-integrante do USDA e atualmente Diretora de Government e Scientific Affairs da Neogen Corporation, abriu a discussão explicando o complexo processo de desenvolvimento de um método analítico. Ela detalhou as etapas que vão desde a concepção da ideia até as validações internas e externas, culminando no lançamento de novos produtos.

Na sequência, Dr. Frederic Martinez, membro ativo de comitês ISO, AFNOR, AOAC e Microval, e atualmente Diretor de Scientific and Strategic Affairs da Neogen Corporation, esclareceu as diferenças entre as validações externas AOAC e AFNOR e apresentou os pontos essenciais da ISO 16140-3 para verificação de métodos, documento do qual é coautor.

Priscila Silva, Especialista em Laboratórios de Microbiologia e Gestão da Qualidade da BRF S/A, trouxe a visão do usuário, compartilhando desafios e aprendizados no processo de escolha e verificação de métodos microbiológicos em grandes indústrias.

Dra. Ana Blosfeld, Avaliadora Qualificada da CGCRE e Diretora da A&B Serviços e Consultoria, apresentou o ponto de vista de uma auditora, enfatizando a importância da verificação de métodos para garantir a conformidade.

Por último, a Dra. Josinete Freitas, Auditora Fiscal Federal e Coordenadora substituta da Coordenação de Demandas Laboratoriais da CGAL/DETEC/SDA, ofereceu insights sobre o papel do MAPA na verificação de métodos analíticos rápidos, essenciais para acelerar a liberação de resultados tanto em laboratórios quanto na indústria.

Sair da versão mobile