O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) disponibilizou no mês de maio o Guia Alimentação em Pauta, com discussões sobre temas relacionados à segurança dos alimentos. O material foi inicialmente produzido para auxiliar na cobertura jornalística do tema, no entanto, diante da riqueza do conteúdo, muitos profissionais da área de alimentos também passaram a consultá-lo.
O guia usou como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento do Ministério da Saúde considerado, nacionalmente e internacionalmente, uma das maiores referências sobre o tema. O conteúdo, disponibilizado de forma gratuita em pdf, foi dividido em sete capítulos. São eles:
- Cobertura em alimentação: por onde começar
- A alimentação dos brasileiros
- Doenças crônicas não transmissíveis
- Alimentação infantil
- O desafio da pauta da obesidade
- Agriculturas e alimentos
- Indústria alimentícia
O Guia Alimentar vai trazer a discussão sobre o que é alimentação saudável e apresentar a Classificação NOVA, que diferencia os alimentos de acordo com seu grau de processamento. Também vai apresentar o cenário histórico da alimentação dos brasileiros, que mostra um processo de transição nutricional, bem como as principais pesquisas a respeito do tema.
O material vai auxiliar na compreensão da relação entre alimentação e saúde, o processo de transição epidemiológica brasileiro e o conceito e impactos da Sindemia Global de Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas, ligada ao cultivo massivo de commodities.
O IDEC dedicou o capítulo 4 inteiro à alimentação infantil, com ênfase na amamentação e nos malefícios da publicidade voltada para crianças. O Guia também trata de temas sobre a produção de alimentos, debatendo sobre as formas de agricultura e seus efeitos na saúde e no meio ambiente, e sobre a influência da indústria alimentícia no cenário, com a introdução dos produtos ultraprocessados no cotidiano das pessoas em todo o mundo.
É importante destacar que em todos os capítulos são apresentadas as políticas públicas mais importantes relacionadas ao tema.
Acesse o Guia Alimentação em Pauta aqui.
Leia também:
Conferência GFSI 2021: Segurança dos Alimentos é uma Prioridade de Saúde Pública