Projeto reúne grupos para estudar termos do food safety em inglês

Para profissionais da área de Segurança de Alimentos, dominar o idioma inglês ou ter bom conhecimento na língua é um diferencial para ter acesso a artigos, documentos, regulamentos em vigor, grandes conferências, como por exemplo o GFSI, que é transmitido inteiramente em inglês. No entanto, é sabido também que muitos profissionais do setor contam com significativa dificuldade na hora de ler ou falar em inglês quando se trata de termos técnicos. Às vezes até conseguem compreender bem a língua, mas devido aos difíceis termos científicos a leitura não flui.

Um projeto que nasceu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, pode salvar muitos profissionais que passam por este problema. O English Food é um projeto de extensão da Faculdade de Farmácia da UFMG, aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, que disponibiliza aulas gratuitas no intuito de praticar o idioma inglês com a leitura e discussão de textos científicos da área de alimentos.

Segundo os organizadores do projeto de extensão, o principal objetivo é levar o conhecimento, baseado na ciência, ao maior número de pessoas, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e éticos.

Atualmente, o projeto conta com dez turmas, incluindo todos os níveis de inglês, sendo três turmas do básico, duas turmas do intermediário e cinco turmas do avançado. No cronograma do English Food há aulas de segunda a sábado, ministradas por monitores voluntários da UFMG dos cursos de Farmácia, Nutrição e Química.

O interessado passa inicialmente por um teste de nivelamento e em seguida é direcionado para a turma que melhor se encaixa. Durante as aulas, os monitores priorizam a análise de artigos científicos mais atuais, além de oferecer certificado ao final das aulas.

Palestras mensais ficam disponíveis

Além das aulas, o projeto também realiza palestras mensais com um tema em destaque. Em junho, por exemplo, foi discutida a certificação de produtos orgânicos. Neste mês, a palestra vai acontecer no dia 30 de julho, com o tema: Diferença entre alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. O momento será ministrado pela nutricionista Fernanda Martins, que trabalha há mais de 10 anos na indústria de alimentos, atualmente como gerente de Saúde e Nutrição na Unilever.

Caso queira assistir as palestras anteriores, acesse o link.

Informações sobre as inscrições, acesse o link

Contato do projeto de extensão para maiores informações:

Portal e-food disponibiliza traduções 

Com o objetivo de tornar acessível documentos regulatórios na área de Segurança de Alimentos disponíveis somente em inglês, o Portal e-food também se movimenta para deixar a sua colaboração à comunidade. Na seção ‘Downloads’, o leitor encontrará documentos com traduções livres realizadas por parceiros do Portal. O download desses documentos é gratuitos.

Acesse: Downloads.

Sair da versão mobile