Observatório monitora perfil do consumidor e tendências de consumo de leite e derivados

Com os dados do Observatório do Consumidor é possível identificar quais características de cada derivado lácteo ou o que desperta mais interesse dos internautas

O Observatório do Consumidor (OC), desenvolvido em parceria entre Embrapa, UFJF e IFSudeste, é uma ferramenta inovadora criada para monitorar o perfil do consumidor e tendências de consumo de leite e derivados no Brasil, de forma dinâmica e de fácil visualização, através da análise do conteúdo postado em redes sociais.

Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente desenvolveu-se uma listagem com 293 de palavras-chave referentes a nomes de produtos lácteos pertencentes a 10 categorias de derivados: iogurte, leite condensado, manteiga, queijos, doce de leite, sorvete, creme de leite, leite, leite fermentado, bebidas lácteas.

Uma vez coletadas, essas postagens são analisadas quanto ao seu conteúdo sob diversos aspectos com a finalidade de gerar informações úteis para auxiliar os agentes do setor lácteo na tomada de decisões.

Com os dados do OC é possível identificar quais características de cada derivado lácteo ou quais são os lácteos que despertam mais interesse dos internautas. No Twitter, as características mais citadas em março de 2022, por exemplo, foram: sabor, preço, cor, embalagem e textura.

A característica mais citada, ou seja, o sabor, teve um total de 3691 menções. Como a análise de sentimento mostrou que a grande maioria desses tweets expressou um sentimento positivo, pode-se inferir que o sabor dos lácteos citados no Twitter tem sido apreciado pelos consumidores.

No entanto, quando se analisa individualmente cada produto, observa-se que a característica mais citada varia de acordo com o derivado lácteo selecionado. Para creme de leite, leite e bebidas lácteas, o atributo mais mencionado foi a embalagem. Para leite condensado e sorvete, foi o preço. Para a manteiga, a cor teve mais citações. Já para os queijos, a maturação foi o atributo mais citado. No caso do doce de leite e leite fermentado, o sabor apareceu mais vezes nos tweets. E, para o iogurte, a produção se destacou com o maior número de menções. 

Isso evidencia que os consumidores estão atentos a diferentes atributos dos produtos lácteos, exatamente como os estudos de tendências indicam. Ou seja, os consumidores, hoje, querem entender tudo o que está por trás do alimento consumido. Além de um alimento saudável e nutritivo, querem saber como foi produzido, eles estão informados sobre as variações de preços e com isso, estão cada vez mais exigentes.

A ferramenta gera uma análise mensal e pode ser acompanhada nesta plataforma.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais