Um relatório do terceiro trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Alimentação – Food Service mostrou que para quem pretende investir em franquias em 2022, o segmento de alimentação será um dos mais promissores, com crescimento de 7,9% no período. A pesquisa aponta que o movimento está ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, que tem ocorrido de forma gradual, com os clientes retomando hábitos.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service têm 27% de participação nas vendas totais da indústria alimentícia no mercado interno. Por sua vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes fez uma pesquisa com empresários em várias partes do país e o resultado foi que 79% estão confiantes com a retomada gradativa e uma parte deles (31%) pretende contratar equipes para o atendimento nessa volta às atividades.
A ABF explica que após a pandemia, novos hábitos de viver, trabalhar e se alimentar tendem a ser criados depois de tanto tempo confinados por uma razão maior. “Assim, com a retomada de atividades presenciais após um período mais agudo da pandemia e com a vacinação, as pessoas vão querer aos poucos ter mais experiências fora de casa. Por isso, franquias de alimentação em 2022 têm grandes chances de preencher essa lacuna e se transformarem em negócios promissores”, explicou a associação.