Quase 20 mil consumidores foram ouvidos por instituições acadêmicas
Um relatório publicado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT Food) mostrou que a confiança dos consumidores no setor alimentar aumentou durante a pandemia causada pela Covid-19. O EIT Food entrevistou 19.800 mil consumidores de 18 países europeus e contou com a parceria de instituições acadêmicas pan-européias, como a University of Reading, o European Food Information Council (EUFIC), a Aarhus University, a KU Leuven e a University of Warsaw.
De acordo com a análise, houve um aumento de 3% a 8% na confiança do consumidor em todas as partes do setor de alimentos, aumentando consequentemente a confiança nos produtos. No que diz respeito à alimentação saudável, sete em cada dez consumidores afirmaram que, quando podem, optam por opções saudáveis. No entanto, menos da metade dos entrevistados, cerca de 43%, acreditam que os alimentos oferecidos são realmente saudáveis como apontam nas embalagens.
Em uma visão mais geral, o relatório mostrou que os consumidores acreditam que a segurança de alimentos melhorou como um todo. De 2018 para 2020, houve um aumento de 8% para aqueles que concordam que os alimentos são geralmente mais seguros, chegando a 55%.
Confira a pesquisa completa aqui.