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Algumas dicas para um início promissor em consultorias

Consultor há 12 anos, Marcelo Galiazzi compartilha com o e-food um pouco da sua experiência

Quando eu era criança, sempre sonhava em ter um negócio. Minha família tinha uma malharia e eu me via sempre brincando de “gestor” de uma fábrica (claro, sem saber exatamente o que isso significava). Entretanto, na contramão do que eu almejava, cresci ouvindo o meu pai repetir: você vai ser empregado de uma grande empresa, com salário fixo, 13º, plano de saúde. E complementava: não seja como eu, que trabalho 13 horas por dia, 7 dias na semana e várias vezes fico sem ganhar nada para pagar funcionários e fornecedores.

Acabei seguindo meu caminho e quando vi, estava trabalhando em multinacionais de sucesso, com marcas valiosas, que me trouxeram sólidos reconhecimentos profissionais e experiências importantes, inclusive internacionais. Sempre busquei novos desafios, e nunca fiquei mais de 4 anos na mesma função nas empresas em que trabalhei. O novo me dava medo, mas me fascinava.

E assim foi, até 2008, quando ao sair da fábrica que gerenciava, decidi: vou abrir a minha empresa e ofertar serviços de consultoria para o mercado. Confesso que nunca me arrependi, embora tenha seguido todos os caminhos temidos por meu pai – trabalho muito, quase todos os dias, e as crises me deixaram, algumas vezes, sem respirar. Mas, mesmo recebendo boas propostas de trabalho (algumas em outros países), nunca cogitei deixar de lado a minha empreitada empresarial.

Com base no meu aprendizado nesses 12 anos como consultor, compartilho algumas sugestões para quem busca iniciar uma carreira empreendedora:

  1. Faça uma análise profunda de seus Pontos Fortes e Conhecimentos, capazes de alavancar clientes para seu Business. Entenda por “Conhecimento” qualquer fortaleza que faça de você um profissional atrativo, podendo ser capital intelectual, experiências de sucesso em determinado segmento, práticas/produtos inovadores, entre outros. Organize bem todos os atributos, pois isso irá facilitar a estratégia de venda de seus serviços/produtos. E lembre-se, TODOS podem ser bons propagadores de negócio, mas para isso é importante ter todos os dados e benefícios de seu trabalho bem definidos.
  2. Avalie sempre a possibilidade de entrar em oportunidades nunca/pouco exploradas em seu histórico profissional. Essa postura não só vai ofertar ganhos inesperados para seu negócio, como certamente irá oxigenar suas atividades, trazendo outras perspectivas. No meu caso, 35% de minhas atividades atuais nunca tinham sido trabalhadas até 2017.
  3. E, por fim, não se aventure em oferecer serviços onde você ou seu parceiro de trabalho não sejam capazes de trazer os resultados esperados pelo cliente. É fundamental que sua empresa construa uma imagem de confiança com o mercado.

Muito sucesso!

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