A Nestlé inaugurou neste mês seu Centro de Inovação e Tecnologia no Parque Tecnológico São José dos Campos em São Paulo. O espaço conta com uma área de 100 m² e que acomodará uma equipe de 18 pessoas, compostas por 11 colaboradores fixos da Nestlé e sete vagas rotativas. A ideia é aproveitar essas oportunidades para trazer estudantes, fornecedores e pesquisadores ligados às áreas de automação para compor o time na unidade.
A escolha do Parque Tecnológico de São José dos Campos para abrigar o novo espaço busca criar uma aproximação com startups e encontrar novas soluções focadas no conceito de Indústria 4.0. A inauguração do próprio Centro já contou com o lançamento de um desafio para as empresas focadas em inovação. Entre as soluções procuradas estão alternativas para redução de desperdício, experiência do consumidor no ponto de venda, Inteligência Artificial aplicada à linhas de produção de bebidas e alimentos, mitigação de acidentes de trabalho, monitoramento de preços em lojas físicas e análise competitiva do mercado. Os interessados em participar do desafio podem acessar este link para mais informações.
A criação do centro de pesquisa é mais um esforço da Nestlé para criar sistemas inteligentes de produção e otimização da experiência do consumidor, um processo que vem sendo realizado no Brasil desde 2016. Em 2019, a Nestlé incrementou o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento em 80% trazendo para a planta fabril soluções de Machine Learning (Aprendizado de Máquinas), veículos autônomos e softwares para automação.