Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Esquema British Lion reduz drasticamente a presença de salmonella em ovos

Os produtos que levam a marca podem ser consumidos líquidos ou mesmo crus. Cerca de 90% dos ovos produzidos no Reino Unido aderiram ao esquema

O British Lion Code of Practice, que garante os mais altos padrões de segurança de alimentos do Reino Unido, afirmou que a marca British Lion foi uma das responsáveis pela redução drástica da presença de salmonella nos ovos britânicos. A empresa desenvolveu um esquema de segurança de alimentos presente em mais de 90% dos ovos no país.

Além do reconhecimento do órgão, a Food Standards Agency também confirmou recentemente que eles são aprovados para serem consumidos líquidos, ou mesmo crus, por grupos vulneráveis.

O código abrange toda a cadeia de produção e garante rigorosos controles de segurança de alimentos, incluindo a garantia de que todas as galinhas são vacinadas contra salmonella e um sistema de ‘passaporte’ que garante que todos esses animais, ovos e rações sejam totalmente rastreáveis. O esquema é auditado de forma independente para ISO 17065 e possui um carimbo com o desenho de um leão vermelho para identificar os produtos registrados. O carimbo e o código do ovo são explicados no gráfico abaixo:

Figura 1 – Egg Info

Saiba mais sobre o esquema e quem pode aderir

O abrangente e detalhado Código de Práticas do British Lion é administrado pelo British Egg Industry Council (BEIC) e mais de 150 bilhões de ovos British Lion foram vendidos desde o seu lançamento em 1998.

O Código de Práticas deste esquema contém mais de 700 critérios auditáveis ​​e estabelece requisitos rigorosos em toda a cadeia de produção para garantir qualidade, frescor e os mais altos padrões de segurança de alimentos. O Código abrange toda a cadeia de produção e inclui controles de segurança de alimentos descritos na legislação atual do Reino Unido e da União Europeia, incluindo:

  • Galinhas vacinadas contra Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium
  • Registro e um sistema único de ‘passaporte’, garantindo a rastreabilidade completa de galinhas, ovos e ração
  • Aumento dos controles de higiene e testes de salmonella de todos os bandos na cadeia de produção integrada de ovos, além do Programa Nacional de Controle, incluindo coleta de esfregaço de reprodutores, criação de frangos e swab de higiene do centro de embalagem
  • Testes regulares de ovos (não incluídos no Programa Nacional de Controle)
  • Controles rigorosos de alimentação, incluindo a produção de ração de acordo com os padrões do Universal Feed Assurance Scheme (UFAS)
  • Data de validade e logotipo do British Lion impressos na casca dos ovos, bem como na caixa do ovo
  • Auditoria independente regular, incluindo auditorias sem aviso prévio, de todos os produtores e embaladores no esquema Lion, de acordo com o padrão ISO 17065
  • A marca Lion Quality é uma marca registrada e só pode ser usada por assinantes do British Egg Industry Council em ovos que tenham sido produzidos de acordo com as leis do Reino Unido, da UE e do Código de Prática de Qualidade da Lion.

O esquema Lion é o único Programa de Controle da Indústria aprovado para coletar amostras oficiais a serem testadas para Salmonella em nome do Governo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais