O encerramento das atividades do aplicativo de delivery Uber Eats foi recebido com preocupação pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em um comunicado, o app de delivery que ficou bastante conhecido no Brasil anunciou que a partir do dia 8 de março vai deixar de fazer entregas de restaurantes:
“A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entrega de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash”, informou.
Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a decisão acendeu um alerta para a comunidade. “Ficamos em alerta máximo especialmente pelos motivos aventados: a dificuldade de transpor as barreiras impostas pela empresa líder desse mercado. Embora essas hipóteses ainda não estejam confirmadas, o fato da Uber Eats ter encerrado as atividades apenas por aqui é um indicativo de que esse mercado esteja adoecido, precisando de um remédio mais forte”, afirmou o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Na visão de Solmucci, isso representa uma significativa perda de competitividade no mercado de delivery. Segundo ele, uma possível solução para a crise possa ser a implementação do padrão Open Delivery, iniciativa liderada pela Abrasel e que disponibiliza um código aberto para padronização de cardápios e pedidos, tornando o mercado de delivery mais transparente, ágil, acessível e competitivo, já que a tendência é que os restaurantes passem a trabalhar com mais marketplaces, estimulando melhores práticas, preços e prestação de serviço.