Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Indústria de alimentos aumenta preocupação com design higiênico

Juliano Mendes Oliveira, CEO da Jumak Sistemas Transportadores, uma das mais reconhecidas indústrias de equipamentos para movimentação de produtos na indústria alimentícia no Brasil, explica o cenário atual

A avaliação abrangente de equipamentos e a análise de riscos sob a perspectiva do design higiênico sanitário tornaram-se requisitos essenciais para a certificação de empresas. Essa exigência tem preocupado gestores que trabalham na indústria de alimentos. O design higiênico sanitário, longe de ser um gasto no orçamento da empresa, é uma estratégia inteligente que visa não apenas a conformidade com certificações internacionais e a garantia da segurança dos alimentos, mas também a eficiência operacional, o que inevitavelmente leva à redução de custos.

No entanto, especialistas apontam que estabelecer um conceito construtivo unindo o minimalismo da segurança de alimentos (quanto menos, melhor) com as precauções da segurança de trabalho (quanto mais enclausurado, melhor), não é tarefa fácil.

Em entrevista ao Portal e-food, Juliano Mendes Oliveira, CEO da Jumak Sistemas Transportadores, uma das mais reconhecidas indústrias de equipamentos para movimentação de produtos na indústria alimentícia no Brasil, conta que trabalha há anos com esse conceito, mas que até hoje cada projeto se torna um grande desafio.

O executivo explica que, enquanto a NR-12, norma regulamentadora que protege o trabalhador de eventuais danos a sua saúde e integridade física, incita o acréscimo de elementos protetores nos equipamentos, o design higiênico sanitário preconiza justamente o inverso, para se evitar nichos de sujidade e umidade, além de facilitar a higienização. “Estamos sempre preocupados em atender a ambas as exigências”, afirma o CEO da Jumak.

Essa preocupação tem uma motivação de plano de fundo. Cada vez mais a indústria de alimentos vem exigindo de seus fornecedores adaptação. E é isso que torna cada vez maior o envolvimento de empresas como a Jumak na tecnologia adaptada ao design higiênico sanitário.

Recentemente, com o objetivo de contribuir para o fomento desse conceito, a Jumak lançou um vídeo didático com os principais pontos das novas exigências nesse contexto. “Embasamos o trabalho em três pontos de vista: Ética Social, Conceito Construtivo e Economia”, afirma Edson Goulart, coordenador de Marketing da Jumak, que desenvolveu o roteiro do vídeo. “A ideia é disseminar informação para que tenhamos um ambiente de negócios mais engajado no Design Higiênico”, completa o coordenador.

O vídeo tem registrado quase 20 mil visualizações desde que foi lançado (até esta publicação). “As pequenas indústrias do segmento alimentício ainda não estão adaptadas à nova realidade que se impõe, porque ainda não conseguem enxergar vantagens financeiras e competitivas. Por isso, estamos convictos de que nossa contribuição para a conscientização do segmento é significativa”, garante o CEO da Jumak.

Acesse ao vídeo didático desenvolvido e disponibilizado pela Jumak no Youtube:

ASSISTA AO VÍDEO DA JUMAK

Conheça a Jumak

A empresa oferece soluções em movimentação de materiais, sempre personalizadas de acordo com o layout do cliente, priorizando as normas técnicas e de segurança. Trata-se de uma empresa especializada em indústria alimentícia com uma engenharia higiênica, ou seja, de fácil limpeza e evitando pontos de contaminação. Os equipamentos possuem manual técnico com spare parts, manutenção preventiva e itens de segurança.

Todo o processo produtivo da Jumak segue a norma NR12, que determina as medidas de proteção para minimizar riscos e garantir a segurança e a integridade física dos colaboradores.

Para entrar em contato com a Jumak, basta entrar em contato com a equipe deles através do link: https://jumak.com.br/contato/

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais