Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Merck desenvolve soluções inteligentes para detecção de patógenos em alimentos

A gama de soluções tradicionais para detecção rápida de patógenos cobre tanto agentes causadores de doenças conhecidas há muito tempo, quanto novos

Em setores sensíveis, como a produção de alimentos e bebidas, a detecção de patógenos ou microrganismos que provocam deterioração pode ser uma questão de urgência para garantir a segurança dos consumidores, evitar danos as suas marcas e minimizar os custos associados. Como especialista nessas áreas, a empresa alemã Merck vem desenvolvendo soluções inteligentes para as necessidades referentes a testes de alimentos. 

A gama de soluções tradicionais para detecção rápida de patógenos cobre tanto agentes causadores de doenças conhecidas há muito tempo, quanto novos, como a E. coli O157. De acordo com a empresa alemã, as soluções para detecção de agentes de deterioração também cobrem os contaminantes típicos de bebidas como cerveja, vinho e sucos de frutas.

Pathogen Screening

Em entrevista ao Portal e-food, o gerente de vendas da Merck, Luis Costa, falou sobre os principais benefícios que esses testes trazem para a indústria de alimentos. “Os métodos de análise microbiológica da Merck permitem aos laboratórios darem resultados mais rápidos e de forma mais assertiva, aumentando a eficiência dos laboratórios. Essas soluções ajudam a indústria de várias formas, como por exemplo tomar decisões antes que o produto chegue ao consumidor final e poder despachar produto mais rápido, economizando tempo e espaço de armazenamento”, explica Luis. 

Com vasta experiência no trabalho na indústria de biotecnologia, Luis Costa esteve no mês de novembro no Congresso Latino-americano de Alimentos (Clamisa) de 2022, em Medellín, na Colômbia. Neste importante evento para o setor, o gerente de vendas apresentou um método de análise de patógenos em alimentos inovador por concentrar o patógeno, enquanto outros métodos do mercado fazem o contrário, diluindo e assim perdendo a sensibilidade.

“O sistema que apresentamos no congresso Clamisa-IAFP de Medellín e no congresso INOFOOD, em Santiago, no Chile, se chama Assurance GDS®. É um método de análise de patógenos em alimentos por rtPCR que inova ao usar um preparo de amostra concentrando o patógeno em partículas magnéticas, usando um dispositivo chamado PickPen®, que depois são levadas ao termociclador, onde o DNA do patógeno é amplificado e detectado. O Assurance GDS® é o método de rtPCR mais robusto e confiável do mercado”, garante Luis.

Sobre a Merck

A empresa Merck é de origem alemã e atua há mais de 350 anos, trabalhando para desenvolver soluções para as áreas de Healthcare, Life Science e Electronics. No Brasil, a marca possui instalações fabris na cidade do Rio de Janeiro, além de escritórios administrativos e unidades de negócio nas cidades de São Paulo, Barueri e Cotia.

Em 2021, a Merck foi reconhecida na categoria Ouro do Prêmio WEPS Brasil 2021 – Princípios de Empoderamento das Mulheres (em inglês, Women’s Empowerment Principles) e ficou entre as primeiras empresas farmacêuticas mais diversas reconhecidas pelo Guia Exame de Diversidade.

Saiba mais sobre a empresa: https://www.merckgroup.com/br-pt

Publicidade.

Total
0
Shares
1 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais