Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

São Paulo vai sediar o IAFP Latino 2024, grande evento internacional de food safety

Simpósio terá sessões plenárias, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Leia a na íntegra a entrevista do Portal e-food com o presidente da Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos, responsável pelo evento no Brasil

O IAFP Latino 2024, também conhecido como Simpósio Latinoamericano em Segurança de Alimentos, acontecerá no Brasil de 11 a 14 de novembro de 2024. Conforme anunciado com exclusividade por Mark Carter, presidente da International Association for Food Protection (IAFP), ao Portal e-food, o evento está sendo organizado pela Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (BRAFP), considerada o braço direito da instituição no Brasil.

O IAFP Latino é realizado a cada dois anos em diferentes países latino-americanos. No ano que vem, o simpósio será realizado na cidade de Santos, em São Paulo. Segundo os organizadores, o objetivo desse evento é a difusão da cultura de segurança e qualidade dos alimentos entre profissionais e estudantes da academia, governo e indústria, com a criação de um ambiente propício para troca de experiências profissionais, apresentação de dados científicos e identificação de oportunidades profissionais.

O tema do evento será “Desafios para a qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados na América Latina”, e terá um formato similar ao do encontro anual do IAFP, que em 2024 acontecerá no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 17 de julho.

Leia também:

Ao Portal e-food, o presidente da BRAFP, Luís Augusto Nero, adiantou algumas informações e detalhes da programação do IAFP Latino. “Teremos sessões plenárias e atividades paralelas abrangendo três grupos de commodities/alimentos: 1) grãos e cereais; 2) frutas e verduras e 3) produtos de origem animal. Ainda, os participantes terão a oportunidade de propor mesas redondas para compor a programação, assim como poderão apresentar seus trabalhos científicos, como posters e em sessões técnicas, com apresentações orais”, disse.

Ainda segundo Luís Augusto Nero, o IAFP Latino 2024 pode, ainda, ter cursos pré-evento. “Estamos organizando eventuais propostas. Pretendemos lançar o nosso site em dezembro, com o máximo de informações possíveis para os interessados consultarem e se inscreverem”, completou o presidente da BRAFP. O evento já disponibilizou um site para alimentar as demais informações que virão (https://brafp.org.br/iafp2024/). 

Quem é a BRAFP?

A Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (BRAFP) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2002, e tem como objetivo principal promover a cultura de segurança e qualidade dos alimentos, sendo uma ponte de ligação entre academia, governo e indústria, com foco final no consumidor. Foi a primeira associação latino-americana filiada a International Association for Food Protection (IAFP), associação internacional que possui os mesmos objetivos.

“A principal forma de promoção desse objetivo é a realização de eventos científicos e técnicos, relacionados ao tema segurança e qualidade dos alimentos, com a criação de um ambiente de interação intensa, favorecendo o networking entre esses elementos, com benefícios mútuos”, explica o presidente da associação, Luís Augusto Nero, em entrevista ao Portal e-food.

Organizadora do IAFP Latino 2024, a BRAFP quer aproveitar essa oportunidade para favorecer profissionais e estudantes associados e vinculados à instituição. Ainda de acordo com Nero, os associados poderão participar do IAFP Latino e também de futuros eventos organizados por eles com descontos especiais, além de estarem sempre em contato com diferentes profissionais que atuam em temas relacionados à qualidade e segurança de alimentos.

“Os eventos da BRAFP facilitam essa interação, e os associados são claramente favorecidos por isso. Procuramos estimular a participação de estudantes em suas atividades, com o objetivo de criar a cultura de vínculo a sociedades científicas, colaborando com o avanço da ciência no Brasil”, diz Nero.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais