Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

GFSI congratula pequenas e médias empresas excepcionais

Argentina ganha pelo segundo ano seguido o prêmio da América Latina

Os ganhadores da quarta edição da Global Markets Awards, premiação criada pela GFSI em 2017, foram anunciados nos meados de fevereiro de 2020. É o segundo ano que uma empresa da Argentina ganha o prémio da América Latina. Em 2019, o vencedor argentino foi a fornecedora de ingredientes, embalagens e equipamentos Alfa Argentina e agora, em 2020, a confeitaria Alacor, instalada na cidade de Córdoba. Além do ganhador latino, empresas da África, Ásia e Europa também são premiados.

As empresas passaram pelo programa Global Markets Programme da GFSI para serem elegíveis e as vencedoras receberam acesso gratuito à conferência anual da GFSI – na qual os ingressos individuais podem chegar a até 3 mil euros. Agora, além da participação gratuita na conferência, a GFSI anunciou uma nova web-série que mostra a rotina de duas das quatro empresas ganhadoras de 2019, disponível no canal do Youtube da iniciativa e em mygfsi.com.

 

A iniciativa gratuita ensina sobre a cultura de segurança de alimentos para empresas de qualquer canto do mundo

Você conhece a iniciativa Global Markets Programme da GFSI? O programa é oferecido gratuitamente, contendo um passo a passo para empresas com sistemas de gestão de segurança de alimentos menos sofisticados informando-as sobre como reduzir riscos nas operações de produção e fornecimento de alimentos. A iniciativa tem como objetivo aumentar as chances de as empresas ingressarem em grandes mercados por meio de uma certificação reconhecida pela GFSI. Qualquer empresa de fornecimento ou fabricação de alimentos pode participar do programa através do link: https://mygfsi.com/how-to-implement/global-markets/

Para começar, o site oferece um toolkit com informações e ferramentas, contendo protocolos a serem seguidos, treinamentos para a empresa e os funcionários, e um quadro de competências para ser preenchido durante a sua auto avaliação, além de um checklist que ajuda a seguir com o programa para ser certificado.

O GFSI também criou um portal que fornece materiais para ajudar nos treinamentos citados na checklist e gera relatórios de diagnóstico para que a empresa entenda em que altura está do programa (além de poder ser compartilhado com parceiros e empresas que requerem auditorias).

Enquanto o prêmio está na quarta edição, o Global Markets Programme foi criado há oito anos. O kit inicial em português pode ser baixado aqui.

 

Os vencedores de 2020

O critério de julgamento da premiação são as conquistas das empresas inscritas. A Alacor, que ganhou o prêmio agora em 2020, por exemplo, começou a jornada de treinamento com a GFSI em 2015 e só recebeu a certificação em 2017. As instalações da confeitaria foram reformadas significativamente, incluindo um novo piso e teto sanitários, e todos os funcionários foram treinados em diversos elementos de Food Safety, como o HACCP.

O vencedor da África foi um abatedouro de cabras na Etiópia chamado Luna Export. Fundado em 2004, eles começaram a jornada com o Global Markets Programme há três anos e reformaram a linha de produção, treinaram seus funcionários em bem-estar animal e técnicas modernas de sanitização. A melhoria aumentou o shelf life dos produtos e abriu portas para exportação e maiores lucros.

Na Ásia ganhou a empresa Shangai Mcvolf Food Co., Ltd., da China, que produz biscoitos e wafers. E na Europa foi a Linya Smaku, da Ucrânia, especializada em comidas asiáticas como macarrão e sushi. Com o programa da GFSI, a empresa europeia desenvolveu um processo interativo de segurança do alimento que envolve check-ins com fornecedores, consumidores e até marcas concorrentes.

 

Por dentro da rotina dos vencedores de 2019

Com o apoio da empresa Orkin, a GFSI produziu uma web-série com dois episódios, visitando dois dos ganhadores do Global Markets Awards: a fornecedora Alfa Argentina e a produtora de açúcar Golden Sugar Company, em Lagos, na Nigéria.

Na Nigéria, a gerente de qualidade e líder do time de segurança de alimentos, Veronica Kalu-Ufe, é entrevistada em um vídeo de seis minutos. “Não é só para ser certificado”, comenta Veronica. “É questão de tornar isso uma cultura.”

Já em Buenos Aires, a GFSI conversa com o gerente técnico da Alfa Argentina, Javier Torres, que afirma que a paixão pela qualidade do alimento faz parte da cultura argentina. “Juntar-se à GFSI significa entrar em um mercado de profissionais que estão disponíveis a colaborar com qualquer empresa que está comprometida com a segurança dos alimentos”, ele diz no vídeo.

Assista os vídeos no canal do Youtube da GFSI ou pelo site mygfsi.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais