Sabemos que na indústria de alimentos um dos maiores desafios é desenvolver programas de higienização capazes de assegurar que as superfícies de contato com alimentos estejam em condições higiênico-sanitárias adequadas. Além de prevenir a contaminação cruzada dos alimentos, manter um programa de higienização robusto e validado é uma exigência legal e dos padrões normativos para sistemas de gestão de segurança dos alimentos.
A Hygiena e o Portal e-food sabem da importância deste tema; por isso, reuniram especialistas no último dia 6 de novembro para um webinar gratuito aberto ao público. A cofundadora do e-food, Natália Lima, mediadora da mesa, considerou o “Webinar e-food & Hygiena: Eficácia do Programa de Higienização na Indústria de Alimentos” uma importante oportunidade de reflexão sobre a relevância de programas de higienização na prevenção da contaminação dos alimentos na indústria, aliada ao uso de soluções tecnológicas inovadoras, como testes rápidos e automação de dados em tempo real para mitigação dos riscos com maior agilidade e custo-benefício.
Durante o webinar, os palestrantes Camila Barreto, Analista de Microbiologia em uma multinacional do segmento alimentício, e Pedro Paulo Cruz, especialista de suporte técnico na Hygiena, enfatizaram que, para desenvolver programas de higienização eficazes na indústria de alimentos, algumas premissas básicas são essenciais para a garantia da segurança e qualidade dos produtos. São elas:
- Identificação dos tipos de contaminantes que podem estar presentes nas diferentes áreas de produção
- Definição de estratégias de higienização específicas para cada um deles, como no caso de microrganismos patogênicos e alergênicos
- Escolha assertiva dos produtos químicos, métodos de limpeza e sanitização
- Qualidade da água
- Capacitação dos envolvidos
- Desenvolvimento de uma cultura de segurança de alimentos madura
Natália Lima destaca outros dois pontos altos do webinar: o programa de monitoramento ambiental e o uso de novas tecnologias. “O programa de monitoramento ambiental foi citado como uma ferramenta importante para obtenção de respostas sobre a efetividade da higienização e demonstração de tendências que permitam que as equipes envolvidas possam reagir. Além disso, foi comentado como o uso de novas tecnologias em análises, detecção e monitoramento têm se tornado essenciais. Esse é o caso do uso de sensores de monitoramento em tempo real, tecnologias de detecção de patógenos e contaminantes, aplicativos e softwares de gestão integrada.”
O Portal e-food e a Hygiena agradecem o interesse dos mais de 400 inscritos no evento. Foi um momento de grande aprendizado para todos os envolvidos.