A Organização Mundial de Embalagens (em inglês World Packaging Organisation – WPO), entidade internacional que reúne as associações representativas desse setor em mais de 55 países com o objetivo de fortalecer a indústria de embalagens mundialmente e alinhar os objetivos setoriais internacionalmente, produziu o “Guia Global de Design de Embalagem para Reciclagem”. A fim de propagar conhecimento sobre o assunto no Brasil, a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) traduziu o material para português. O acesso ao documento é gratuito.
O design para reciclagem faz parte do design circular do produto e representa uma base importante para a avaliação holística da sustentabilidade. Assim, a circularidade significa que a embalagem é projetada de forma que a maior reciclagem possível dos materiais em uso possa ser alcançada. Os objetivos do guia são a conservação de recursos, a vida útil mais longa possível, a reciclagem de materiais idênticos (reciclagem em circuito fechado) ou o uso de materiais renováveis.
Segundo o material da WPO, as embalagens circulares devem, portanto, ser projetadas e fabricadas de forma que possam ser reutilizadas (solução reutilizável) e/ou que as matérias-primas utilizadas possam ser reutilizadas em grande parte como matérias-primas secundárias após a fase de uso (reciclagem) e/ou consistem em matérias-primas renováveis.
Para poder aplicar o design de embalagens recicláveis, é necessário um certo conhecimento fundamental dos processos de triagem e reciclagem. A embalagem deve, portanto, ser adequada para processos de classificação e reciclagem de última geração, além de suas funções básicas (por exemplo, armazenamento, transporte, proteção do produto, apresentação do produto e conveniência).
O ‘Guia de Design de Embalagem para Reciclagem’ é um ponto de partida para entender os exemplos de Melhores Práticas usando tecnologia de ponta que pode então ser aplicada e adaptada para atender às capacidades e infraestrutura de recuperação e reciclabilidade em nível regional e local.