A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova norma para rotulagem de alimentos que anda junto com as práticas de saudabilidade. Com o objetivo de trazer mais informação à população, as embalagens virão agora com selos informando sobre o excesso de sódio, gordura e açúcar.
Modelo para rotulagem previsto pela Anvisa
Os informativos virão em destaque nas embalagens na parte frontal, exceto naquelas áreas de rotulagem inferiores a 100 cm². As etiquetas devem seguir modelos estabelecidos na IN 75/2020 e visam melhorar a legibilidade das informações nutricionais para que o consumidor faça escolhas mais conscientes a respeito de sua alimentação. A norma foi aprovada no dia 7 de outubro e a partir de agora, as empresas têm dois anos para se adequar a nova diretriz.
Outra grande mudança que também entra em vigor a partir dessa diretriz afeta a já conhecida Tabela de Informações Nutricionais. Com a nova medida, a tabela passa a ter dados apenas em preto e branco, evitando contrastes que dificultem a leitura. Também passa a ser obrigatório a identificação dos açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml. Para mais detalhes técnicos, acesse a nota oficial emitida pela Anvisa.
Novas informações na tabela nutricional. Fonte: Anvisa