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Consumidores valorizam mais o bem-estar animal do que a sustentabilidade, diz estudo

A pesquisa foi realizada em cinco países europeus e publicada na revista Food Quality and Preference. Veja detalhes do estudo 

Um estudo realizado em cinco países europeus – Tchéquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido – identificou quais são os atributos considerados mais importantes para os consumidores quando compram carne ou produtos lácteos. Contrariando algumas expectativas, o resultado da pesquisa concluiu que o bem estar animal é considerado mais importante do que questões ambientais quando se trata da escolha de produtos de carne e laticínios. 

A pesquisa foi publicada na revista Food Quality and Preference e conduzida pelas universidades de Portsmouth e Newcastle, no Reino Unido, pela Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, pela Universidade de Córdoba, na Espanha, pela Universidade Mendel, na República Tcheca, e pela Agroscope, da Suíça.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – sigla em inglês), evidências científicas indicam que os atuais níveis de produção pecuária de ruminantes (ou seja, carne bovina e laticínios) contribuem significativamente para a emissão de gases de efeito estufa e perdas de biodiversidade. Ainda segundo a FAO, em 2018, cerca de 17% das emissões globais de gases com efeito de estufa foram causadas pela agricultura e pelas emissões relacionadas com o uso do solo, e estima-se que cerca de 20% a 30% do impacto ambiental total causado pelos seres humanos deriva da produção de alimentos.

Diante disso, surge uma questão importante sobre se os consumidores se preocupam com a sustentabilidade ambiental quando compram alimentos, pois isso pode determinar as suas práticas de consumo. Além disso, se estiverem disponíveis rótulos de sustentabilidade, é importante identificar informações que sejam relevantes para os consumidores.

Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo identificar os atributos que são mais importantes para os consumidores quando compram carne ou produtos lácteos e a utilidade percebida dos rótulos de sustentabilidade para carnes e produtos lácteos e propriedades importantes dos rótulos.

De acordo com a pesquisa, os consumidores valorizam atributos semelhantes ao comprar carne e produtos lácteos em todos os países. Qualidade/sabor e bem-estar animal surgiram como os atributos mais importantes, enquanto atributos ambientais como distância percorrida pelos alimentos, pegada de carbono e produção orgânica foram os menos importantes. Os rótulos de sustentabilidade para carnes e laticínios também foram considerados úteis.

A análise de regressão identificou padrões semelhantes em todos os cinco países no que diz respeito aos preditores da utilidade percebida dos rótulos de sustentabilidade. As atitudes em relação ao consumo alimentar sustentável, as atitudes ambientais e a produção e políticas alimentares surgiram como preditores positivos significativos na maioria dos modelos. Mais importante ainda, as informações relativas ao bem-estar animal , à segurança dos alimentos e à saúde e nutrição foram consideradas mais importantes do que a sustentabilidade ambiental . “Isto sugere que é pouco provável que as decisões sobre a escolha dos alimentos sejam tomadas com base apenas na sustentabilidade ambiental da produção de um alimento”, explicam os representantes do estudo.

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Variáveis ​​sociodemográficas e de estilo de vida

Outros impulsionadores importantes dos padrões alimentares individuais identificados no estudo são variáveis ​​sociodemográficas e de estilo de vida, como por exemplo, sexo, idade, IMC e nacionalidade, que influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos. Segundo a pesquisa, no caso do gênero, as mulheres tendem a ter uma maior consciência da saúde relacionada com a dieta do que os homens.

Em termos de sustentabilidade ambiental das dietas, as mulheres tendem a estar mais preocupadas em ter mais conhecimento e a considerar os rótulos ecológicos mais importantes do que os homens. Por último, as mulheres valorizam mais o bem-estar animal do que os homens.

Participantes

Um total de 3.192 participantes foram recrutados de cinco países para cobrir diferentes zonas biogeográficas da Europa: (1) Chéquia – Continental, (2) Espanha – Mediterrâneo, (3) Suécia – Boreal, (4) Suíça – Alpina, e (5) Reino Unido – Atlântico. Em termos de contexto político, a Chéquia, a Suécia e a Espanha são estados membros da União Europeia (UE), enquanto o Reino Unido deixou a União Europeia em 2020 e a Suíça nunca foi um estado membro da UE.

Os participantes de cada país foram amostrados por cota para serem representativos nacionalmente com base em gênero, idade (categorizada como 18–30, 31–40, 41–50, 51–60, 61–70 e 71 anos e mais) e nível de educação. 

ACESSE O ESTUDO NA ÍNTEGRA

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