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Quatro principais tendências no mercado de lácteos

A Neogen reuniu grandes nomes e empresas do mercado de lácteos no 1º Encontro Neogen Dairy; confira

A Neogen reuniu no último dia 3 de abril grandes nomes e empresas do mercado de lácteos para um dia de palestras e networking no 1º Encontro Neogen Dairy, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O fórum proporcionou um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde os participantes puderam se manter atualizados sobre as últimas tendências do setor.

Durante a palestra do Dr. Paulo Martins do Carmo, professor da Escola de Negócios da Universidade Federal de Juiz de Fora, intitulada “Tendências para o mercado de Lácteos”, foram abordadas as grandes tendências para esse mercado, entre elas a regionalização da produção, ESG e produtos alternativos. A palestra também levou à reflexão que o leite é um produto tecnológico.

Dr. Paulo Martins listou quatro principais tendências que, segundo ele, são evidentes nos dias atuais:

1- A demanda de lácteos vai se manter elevada em todo o mundo devido ao crescimento de renda per capita nos países que consomem pouco leite e derivados, que são os países do Oriente. Segundo o professor, esse fenômeno ocorre principalmente nos países no entorno da China, onde concentra metade da população e apenas 20% da renda mundial.

2- Transformação generalizada no setor de produção e laticínios no mundo inteiro, resultando na redução de propriedades que produzem leite e no número de laticínios. Ao mesmo tempo aumenta a capacidade de produção

3- Como consequência da tendência 2,  empresas estão mais atentas aos anseios do novo consumidor. Dr. Paulo explica que o novo consumidor exige um produto com sabor e produzido com propósito. Além disso, esse público também se preocupa com rastreabilidade, saudabilidade e com a sigla ESG. “Tudo que diz respeito à questão ambiental, social e de governança está inserido no ideário do novo consumidor”, afirma o professor.

4- Considerar a lógica da digitalização. Isso facilita a comunicação entre o novo consumidor, que é cada vez mais digital, e também facilita controles internos do próprio laticínio, com seus fornecedores e mercado varejista.

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Carol Castanheira, consultora que é referência na área, também palestrou no 1º Encontro Neogen Dairy, com o tema: “Meus resultados analíticos são confiáveis?”. Na sessão, foram abordados temas de Boas Práticas de Laboratório para obtenção de resultados confiáveis, tendo como base a ISO 17025 e o PAC 10, reduzindo assim erros e retrabalhos.

A profissional também se debruçou sobre o papel das análises laboratoriais para fornecer alimentos seguros e de qualidade a seus consumidores. “Comemos porque precisamos de nutrição e também de momentos prazerosos. Por isso, o resultado de uma análise precisa demonstrar como o alimento está no momento do consumo, e também prever como ele se comportará ao longo da sua vida de prateleira”, explica Carol.

A profissional concluiu que se o resultado de uma análise é tão importante,  ele precisa ser, no mínimo, confiável. “Boas Práticas de Laboratório e avaliação de desempenho dos métodos nos permitem confiar no que os resultados estão nos informando e, por isso, devem ser olhados com critério e atenção pelos envolvidos no controle de qualidade”, diz a palestrante.

O 1º Encontro Neogen Dairy foi um encontro onde conhecimento, tecnologia, ciência e tendência se reuniram de uma maneira enriquecedora. Uma oportunidade única em que só quem esteve presente pode voltar à rotina com a cabeça borbulhando de ideias e insights para aplicar na prática.

De acordo com a Neogen, outros novos encontros promovidos pela empresa estarão disponíveis em 2024, inclusive de outros segmentos.

Saiba mais sobre a Neogen neste link.

 

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