Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Danone lança nova fórmula infantil mista – Dairy & Plants

A nova receita Dairy & Plants Blend foi baseada em 50 anos de pesquisa científica sobre leite materno. Esta é a primeira fórmula infantil mista da indústria para bebês saudáveis

A Danone lançou a nova fórmula para bebês Dairy & Plants Blend para atender ao desejo dos pais de opções de alimentação adequadas para dietas vegetarianas, flexitarianas e à base de plantas, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades nutricionais específicas de seus bebês. Segundo a empresa, para desenvolver esta nova receita de fórmula infantil à base de laticínios e vegetais, a Danone se baseou em 50 anos de pesquisa científica sobre leite materno e consultou marcas conhecidas como Alpro & Silk.

A nova receita Dairy & Plants Blend combina os benefícios das fórmulas infantis à base de leite da Danone com mais nutrição vegetal, incluindo proteínas vegetais, gorduras e fibras. Esta é a primeira fórmula infantil mista da indústria para bebês saudáveis, na qual 60% da proteína vem de plantas.

Os ingredientes da nova receita incluem:

  • 60% de proteína vegetal – proveniente de proteína de soja de alta qualidade, bem como uma variedade de outros ingredientes vegetais, incluindo:
  1. Óleos vegetais, como óleos de girassol
  2. DHA, um ácido graxo ômega 3 de algas de origem sustentável
  3. Fibras derivadas de raízes de chicória
  • 40% de proteína láctea – especificamente caseína (proteína de maior concentração no leite, correspondendo a cerca de 80% do total do nutriente da bebida) e proteína de soro de leite de vaca, bem como outros ingredientes lácteos, como lactose – uma importante fonte de carboidratos para bebês e um nutriente essencial encontrado no leite materno

Nova fórmula – uma introdução suave ao sabor das plantas

Expor as crianças aos sabores dos alimentos no início da vida pode ajudar a moldar as preferências alimentares futuras – como vegetais. De acordo com a pesquisa da Danone, 1/4 das famílias está introduzindo alternativas à base de plantas para crianças de 1 a 2 anos. Os especialistas que fizeram parte do desenvolvimento da nova fórmula acreditam que o sabor suave das plantas vai ajudar na familiarização dos bebês e crianças com os sabores de plantas, ajudando a orientar futuras escolhas alimentares flexitarianas. 

A empresa também informou que este lançamento está ligado ao plano de redução das emissões de carbono. “Mudar para dietas ricas em vegetais e adotar fontes alternativas de proteína pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. A Danone acredita que ao confiar em mais ingredientes à base de plantas, juntamente com o uso de embalagens recicláveis ​​e o apoio a métodos de agricultura regenerativa, podemos ter um impacto significativo na redução da pegada de carbono de nossos produtos”, diz em comunicado.

Com 60% da proteína na mistura Dairy & Plants proveniente de um ingrediente vegetal, bem como usando embalagens totalmente recicláveis, esta nova fórmula tem uma pegada de carbono 30% menor em comparação com a gama de fórmulas em pó da marca Nutrilon atualmente disponíveis na Holanda. A Danone calculou a pegada de carbono comparando as emissões de carbono ligadas ao fornecimento dos ingredientes, produção, embalagem e transporte do produto para distribuidores e varejistas.

A Danone lançará a nova fórmula Dairy & Plants Blend primeiro na Holanda – sob a marca Nutrilon, como fórmula infantil, fórmula de acompanhamento e fórmula infantil – e a partir de 2022 em outros países – sob a marca global Aptamil .

Importância do leite materno

Leia também: Mais de 50% das grávidas estão expostas ao marketing agressivo de leite em pó

Estudos afirmam que o aleitamento materno é o melhor. O uso do leite infantil, de acordo com especialistas, é adequado desde o nascimento somente em casos em que os bebês não são amamentados. O leite de transição é apenas para bebês com mais de 6 meses, como parte de uma dieta mista e não deve ser usado como substituto do leite materno antes dos 6 meses. “Aconselhamos que o uso de fórmulas lácteas e a decisão de iniciar o desmame sejam tomadas somente mediante orientação de médico, nutricionista, farmacêutico ou outro profissional responsável pelo cuidado materno-infantil com base nas necessidades individuais do bebê”, orienta a Danone.

Outras sugestões de leitura:

Mercado de plant-based será regulamentado no Brasil para garantir concorrência justa

Crescimento de orgânicos e plant-based chama a atenção dos profissionais da segurança de alimentos

Embrapa lança documento sobre rotas tecnológicas para produtos plant-based

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais