A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou no início de fevereiro o livro online “Processamento sustentável de peixe”, um guia indispensável para agroindústrias, estudantes, profissionais das ciências agrárias, engenharia, ciência e tecnologia de alimentos. O material, disponível de forma gratuita, aborda técnicas inovadoras e sustentáveis de processamento de peixes.
A obra também apresenta estudos de caso de empresas que adotaram parâmetros e práticas de responsabilidade socioambiental, servindo como incentivo a outras na busca por melhoria da eficiência no uso da água e da qualidade dos corpos hídricos, contribuindo para o aumento da eficiência socioambiental e econômica do setor.
Na introdução do livro, Lícia Maria Lundstedt, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento Embrapa Pesca Aquicultura, explica que o primeiro capítulo apresenta uma abordagem mais teórica com informações sobre as indústrias de processamento de peixes, legislação brasileira e internacional referente à atividade, impactos do processamento e alternativas sustentáveis de processos de produção, como o reúso de efluentes.
Ainda segundo Lundstedt, os demais capítulos apresentam dados de estudos de caso de ações de gerenciamento hídrico desenvolvidos em indústrias pilotos, as quais utilizam peixes nativos ou exóticos de importância comercial no Brasil como matéria-prima. “Os dados desses estudos podem orientar outras indústrias no planejamento de suas ações, visando um processamento sustentável tanto em termos econômicos quanto ambientais”, explica.
O que mais você vai encontrar no livro:
- Processamento de peixes: aspectos gerais
- Influência do processamento e da manipulação no padrão microbiológico de filés: estudos de caso com salmão-do-atlântico (Salmo salar) e dourado-do-mar (Coryphaena hippurus).
- Água de glaciamento em indústria de pescado: uma reflexão sobre o controle de qualidade. Caracterização e minimização do uso de água em indústria de processamento de peixes: estudo de caso (grupo siluriformes e grupo redondos).
- Caracterização de efluentes de indústria de processamento de peixes nativos: estudo de caso.
- Gerenciamento hídrico e de resíduos em indústria de processamento de peixes: estudo de caso (atum e sardinha).
- Caracterização dos efluentes como ferramenta na implementação de medidas de minimização, segregação, tratamento e reúso de efluentes: estudo de caso com processamento de tilápia, sardinha e atum.
BAIXE AQUI – LIVRO PROCESSAMENTO SUSTENTÁVEL DE PEIXE
Entre os autores do livro “Processamento sustentável de peixe” está o médico veterinário e doutor em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, André Luiz Medeiros de Souza, também autor e editor do e-book “Qualidade e Segurança do Pescado – Coletânea de artigos técnicos”, publicado em parceria com o Portal e-food em 2022. O material tem o objetivo de proporcionar conteúdo gratuito de qualidade para a indústria de pescado e para a área de food safety, com uma coletânea com 37 artigos sobre o tema. Em cada texto, é possível encontrar uma análise da segurança de alimentos na cadeia produtiva do pescado.
O enfoque é sempre o mesmo, a boa qualidade do produto final, garantindo a segurança do produto e do consumidor, além da sustentabilidade do meio ambiente. O material também conta com relatos de profissionais sobre a rotina na indústria e suas respectivas trajetórias no pescado.