Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Estudo sugere como o chumbo e o cádmio no chocolate podem ser reduzidos

Desde março de 2018, um comitê com quatro especialistas vêm investigando e recomendando medidas viáveis ​​que podem ser tomadas para reduzir significativamente o nível de Cd e o Pb desses produtos

Um relatório divulgado pela As You Sow e a National Confectioners Association mostra o resultado de um esforço de três anos de quatro especialistas sobre as fontes de chumbo e cádmio no cacau e chocolate e como os níveis podem ser reduzidos no futuro.

O relatório de investigação, iniciado em março de 2018, concluiu que o cádmio pode ser encontrado no cacau e no chocolate devido à sua presença nos solos, seja através de fontes naturais ou artificiais, onde o cacau é cultivado e colhido nos trópicos. As plantas de cacau retiram cádmio do solo através de suas raízes e o depositam nos nibs (centro) dos grãos de cacau.

Reduzir os níveis de cádmio sem comprometer as características de sabor exigirá a mistura de grãos com baixo e alto teor de cádmio no curto prazo e mudanças na composição do solo ou na genética do cacau ao longo do tempo, especialmente nas regiões da América Latina e do Caribe, onde o cacau de sabor fino é cultivado e os níveis de cádmio em solos tendem a ser mais altos. 

Em contraste, o chumbo não é absorvido pelas raízes das plantas de cacau. Em vez disso, o chumbo de muitas fontes, incluindo solo, poeira e deposição de usinas de energia em todo o mundo, adere às cascas externas dos grãos de cacau depois de extraídos das vagens. Os grãos são naturalmente revestidos com uma polpa pegajosa de cacau conhecida como “baba” ou “mucilagem” que permite que o chumbo se agarre aos grãos enquanto eles estão sendo fermentados e secos a céu aberto nos países tropicais onde são cultivados.

Os especialistas descobriram que, sempre que possível, minimizar o contato com o solo e o potencial de deposição aérea nessas etapas do processo de colheita e otimizar a remoção de contaminantes durante a limpeza, torrefação e remoção da casca (como muitos fabricantes de chocolate já fazem) devem ajudar reduzir os níveis de chumbo nos produtos acabados.  

Com base em suas descobertas (consulte as páginas 17-18 do relatório), os especialistas identificaram e priorizaram uma lista de medidas de redução de cádmio e chumbo recomendadas para a indústria considerar a implementação. Reduções significativas de chumbo podem ser esperadas no primeiro ano de implementação de novas práticas de manuseio.

Reduções de cádmio além daquelas alcançadas por meio de mistura e possíveis mudanças nas práticas agrícolas, incluindo tratamento do solo e plantio de novos estoques de árvores, levarão mais tempo.

“A pesquisa concluída por este comitê de especialistas é importante para revelar métodos viáveis ​​de redução de chumbo e cádmio em produtos de chocolate acabados”, disse Danielle Fugere , presidente e consultora-chefe da As You Sow .

Download: Relatório completo da Investigação especializada relacionada a produtos de cacau e chocolate.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais