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FAO aponta crescimento no consumo em lata do atum durante a pandemia

Entenda os motivos que levam o atum a ser um produto em destaque no prato do consumidor

Fonte de proteína de alto valor biológico e com baixo teor de gorduras saturadas, o atum e os peixes da mesma família tiveram aumento no consumo do produto em lata em 2020. A informação foi divulgada em um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no último domingo (2), para marcar o Dia Mundial do Atum.

Segundo a FAO, a captura de atum e peixes da mesma família também segue no mesmo ritmo de crescimento. Os níveis mais altos ocorreram em 2018, com cerca de 7,9 milhões de toneladas. De lá para cá, a organização estima que cerca de 7 milhões de toneladas são retiradas dos mares por ano. O atum responde por 20% do valor de todo o pescado marinho e mais de 8% dos frutos do mar comercializados globalmente.  

O que torna o atum um produto de destaque?

O sucesso do atum na mesa dos brasileiros, e em todo o mundo, se deve principalmente às suas propriedades nutricionais. A carne é rica em ômega-3 e entre seus componentes estão minerais, proteínas e vitaminas B12, B6 e D. O atum também aparece em mais de 40 espécies diferentes nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e no mar Mediterrâneo. 

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Atum 

O Dia Mundial do Atum foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016 para incentivar uma maior gestão da conservação do produto em favor de sistemas que evitem a quebra de populações da espécie. 

Em vários países, elas geram recursos que sustentam a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento econômico, o emprego, a receita governamental, os meios de subsistência, a cultura e a recreação.  

A análise do mercado global do atum é acompanhada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que prevê conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos. 

Curiosidades sobre o atum:

  • O atum pode chegar a medir 3 metros de comprimento, mas o mais comum são espécies entre 1 e 2 metros.
  • Inicialmente, quando foi introduzido no mercado, o atum era destinado, em grande maioria, à alimentação de gatos.
  • Duas invenções contribuíram para o aumento do consumo desse pescado no mundo: geladeira e conservação em latas.

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O Portal e-food, em parceria com o veterinário e professor André Medeiros, produziu uma série textual com temas sobre o pescado. Até o momento, três episódios já foram disponibilizados no site, com temas relacionados à indústria pesqueira. Confira:

1º episódio: Fraudes na cadeia produtiva do pescado: uma realidade mundial

2º episódio: O uso adequado das boas práticas e do frio na comercialização do pescado

3º episódio: O peixe na introdução alimentar

 

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