Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

FDA autoriza a comercialização da primeira carne cultivada nos EUA

Antes de chegar às prateleiras e restaurantes americanos, o alimento deverá atender aos requisitos federais. Entenda os próximos passos

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concluiu sua segunda consulta pré-mercado para um novo tipo de carne, aves e frutos do mar feitos de células – em vez de animais criados e abatidos – e produzidos para consumo humano. Em comunicado, o órgão informou que a consulta com a empresa GOOD Meat incluiu uma avaliação do processo de produção da empresa e do material de células cultivadas feito pelo processo de produção, incluindo o estabelecimento de linhas celulares e bancos de células, controles de fabricação e todos os componentes e insumos.      

“Avaliamos as informações que a GOOD Meat, Inc enviou à agência e não temos mais perguntas neste momento sobre a conclusão de segurança da empresa. A empresa usará a tecnologia de cultura de células animais para retirar células vivas de galinhas e cultivá-las em um ambiente controlado para produzir o alimento de células animais cultivadas”, disse a FDA.

A consulta voluntária pré-mercado não é um processo de aprovação, mas significa que, após a avaliação cuidadosa dos dados e informações compartilhados pela empresa, não há mais dúvidas sobre a conclusão de segurança da empresa.

Alimentos humanos produzidos por esta empresa a partir de células animais cultivadas devem atender aos mesmos requisitos rigorosos da FDA, incluindo registro de instalações e requisitos de segurança aplicáveis, como outros alimentos. Além disso, a empresa precisará de uma concessão de inspeção do Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FSIS) para o estabelecimento de fabricação. O alimento em si também requer uma marca de inspeção do USDA-FSIS antes de entrar no mercado dos EUA.

“À medida que este produto se aproxima de entrar no mercado dos EUA, estamos em estreita coordenação com o USDA-FSIS para garantir que seja devidamente regulamentado e rotulado”, informou o órgão.

A FDA emitirá orientações para ajudar as empresas que pretendem produzir alimentos humanos feitos de células animais cultivadas a se prepararem para consultas pré-comercialização, e o rascunho publicado desta orientação representará uma oportunidade formal para comentários e discussões públicas.

GOOD Meat comemora conquista

Em resposta ao anúncio, a empresa GOOD Meat celebrou e disse que o reconhecimento abre um passo crucial para levá-los a restaurantes e varejo nos EUA. “O futuro do nosso planeta depende de como nos alimentamos… e temos a responsabilidade de olhar além do horizonte para maneiras mais inteligentes e sustentáveis ​​de comer. A GOOD Meat está fazendo exatamente isso, ultrapassando os limites de novas soluções inovadoras, e estou animado para que todos possam provar o resultado”, disse Andrés, autor de best-sellers do New York Times, educador, personalidade de televisão e fundador da World Central Kitchen, uma organização sem fins lucrativos que usa o poder dos alimentos para nutrir comunidades e fortalecer economias em tempos de crise. Andrés ingressou no Conselho de Administração da GOOD Meat em 2021 e tem sido um defensor vocal de alavancar a inovação para construir um sistema alimentar melhor para as pessoas e para o planeta.

 

Fonte: https://www.fda.gov/food/cfsan-constituent-updates/fda-completes-second-pre-market-consultation-human-food-made-using-animal-cell-culture-technology

https://www.goodmeat.co/all-news/good-meat-receives-us-fda-clearance

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais