Um dos principais desafios que a indústria de alimentos enfrenta é o de analisar corretamente os perigos físicos e atribuir a eles medidas de controle capazes de assegurar que não estejam em níveis indesejáveis. Para conseguir identificar esses perigos, muitas vezes imperceptíveis, conhecer as questões regulatórias vigentes e não ser “traído” por controles ineficientes para perigos físicos, é preciso se manter sempre atualizado.
Com o objetivo de levar conhecimento à comunidade de food safety que atua na indústria de alimentos, o Portal e-food vai realizar, no próximo dia 11 de abril, um fórum virtual com especialistas na área. As inscrições para o “12º Fórum Portal e-food: Prevenção e controle de perigos físicos na indústria de alimentos” estão abertas.
Além dos palestrantes convidados, as idealizadoras do Portal e-food Luciana Salles e Natália Lima vão conduzir o momento de debate. “Vamos falar sobre experiências práticas e dúvidas frequentes, sem estar restrito a um tipo de alimento ou perigo físico. Conversaremos também sobre questões que afetam diretamente a eficácia do APPCC e dos resultados de segurança de alimentos”, adianta Luciana.
Este fórum é dedicado para todos os profissionais da cadeia produtiva de alimentos que estejam engajados com qualidade e segurança de alimentos, podendo ser eles nutricionistas, médicos veterinários, engenheiros de alimentos, engenheiros químicos, farmacêuticos, biólogos, químicos e muitos outros.
“A experiência de participar deste fórum poderá ampliar a visão dos participantes quanto aos potenciais tipos de perigos físicos, às vezes não tão óbvios, mas presentes na produção de alimentos. Assim como desenvolver um olhar mais crítico sobre como identificá-los, definir medidas para prevenir ou reduzir a contaminação e compreender os recursos tecnológicos existentes que podem tornar o controle dos perigos físicos mais efetivo”, explica a cofundadora do projeto, Natália.
Sobre o fórum: trata-se de um evento exclusivo para os inscritos e, ao fim do evento, todos receberão um certificado de participação.
Conheça as palestrantes confirmadas:
> Maira Cardoso – Bacharel e Licenciada em Química, com MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção pela IPOG, mestre em Qualidade, Higiene e Segurança de Alimentos pela Universidad de Nebrija- Madrid. Mais de 12 anos de experiência em Gestão de Qualidade em Processo Fabril de Alimentos nos Segmentos de Atomatados – inclusos hot fill e assépticos, bebida a base de soja, emulsões, molhos e desidratados. Promoção da cultura de qualidade e segurança de alimentos. Gerenciamento e desenvolvimento de equipes, incluindo laboratórios físico-químico, microbiológico e sensorial. A especialista também é Auditor líder em FSSC22000.
> Sabrina Ferretti – com mais de 20 anos de experiência no mercado, a especialista já atuou em empresas de grande, médio e pequeno porte, com produtos secos, frescos e congelados na Indústria e no Varejo. Atualmente ela trabalha como especialista em Segurança de Alimentos na consultoria multinacional CFS – Commercial Food Sanitation, focada em Design Higiênico e Higienização.
> Tainá Falleiros – Médica Veterinária, Técnica em Alimentos, especialista em Limpeza e Higienização, especialista em Segurança de Alimentos, Auditora Líder em FSSC 22.000. Influenciadora da Cultura de Segurança de Alimentos, com experiência de 15 anos em Qualidade em Indústria de Alimentos Diversos, tais como café, bebidas não alcoólicas, pastifício, balas e confeitos. A palestrante possui vasta experiência com implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, tanto em Controle quanto Garantia da Qualidade, atuante em chão de fábrica, com ampla experiência em HACCP.
Link para inscrição.