Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Método inovador transforma borras de vinho em ingrediente altamente nutritivo

Startup descobriu que o pó roxo, descartado na produção de vinho, pode ser adicionado em cereais, massas e sorvetes

A startup israelense Nutrilees criou um método para aproveitar as borras de vinho, resíduos descartáveis durante a produção da bebida, em um produto altamente nutritivo. As chamadas borras de vinho aparecem no fundo dos tanques de produção de vinho após a etapa de fermentação. Estes resíduos possuem um sabor muito forte e cheiro azedo, tornando-se altamente indesejado para o uso.

O pesquisador e co-fundador da startup, Meir Shlisel, em conjunto com um estudante, foram os responsáveis por desenvolver um processo de baixo custo de remoção dos compostos de sabor e cheiro desagradáveis, resultando na produção de um pó roxo sem gosto, mas bastante nutriente, rico em proteínas, polifenóis e minerais. Em entrevista para o site Fi Global, o CEO da Nutrilees explicou a importância da invenção.

 

“Um total de cerca de 30 a 35% das uvas acabam como resíduos, com a percentagem restante transformada em vinho. Em termos percentuais, ter 30% de sua matéria-prima transformada em resíduo é uma desvantagem tremenda e o impacto de ser capaz de reutilizar parte ou mesmo tudo isso pode ter um grande impacto nas mudanças climáticas e na pegada de carbono”, disse Meir Shlisel.

Onde o pó roxo poderá ser usado?

De acordo com o pesquisador, o pó roxo pode ser adicionado a produtos como cereais, barras de proteína, massas e sorvetes. Se usado em produtos de cor escura, como o chocolate, por exemplo, a cor do produto final não sofre alteração. A Nutrilees planeja inserir um lote de produtos com o pó roxo aos poucos. Para o setor de logística, é preciso que os consumidores se familiarizem com o novo ingrediente primeiro. Para a startup, a categoria de lanches é considerada um setor forte para iniciar as vendas.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais